quinta-feira, 18 de maio de 2017

Como trabalhar para um idiota - John Hoover

 
Título: Como trabalhar para um idiota
Autora: John Hoover
Páginas: 264
Minha Classificação: 2/5

O autor explica metodicamente a diferença entre os tipos de chefe e sugere a melhor abordagem para lidar com cada um deles. Dentre esses tipos tem o chefe idiota nomeado como I-Chefe. Basicamente ele sugere que, caso não seja possível sair do emprego ou o seu desejo de permanecer na empresa seja muito grande, você comece usar a empatia para lidar com o seu chefe apesar das diferenças. O livro tem várias analogias usando o humor mas, infelizmente, comigo não funcionou. O autor dá algumas dicas bacanas e tudo mais contudo o ritmo do livro é muito mais na vibe "se você quer atingir o seu objetivo ignore qualquer distração (nesse caso seu chefe pentelho) e prossiga. Acho que na teoria isso funciona muito bem mas, na prática, o próprio autor deixar claro que é muito complicado. Talvez eu tenha lido em um momento ruim mas a visão do autor não conseguiu me prender já que ele traz uma narrativa bastante pessoal. Abaixo eu listo os pontos que mais chamaram minha atenção.


Chefes idiotas são o soluço mutante da evolução organizacional com uma imunidade semelhante à das baratas diante das calamidades que dizimam pessoas realmente talentosas e criativas. Ainda assim os idiotas podem servir a funções valiosas, desde que não estejam no comando. A má notícia é que, em geral, eles estão no comando. A boa notícia é que pessoas talentosas e dedicadas podem dar a volta por cima da situação e prosperar, apesar de seus chefes. Se este livro não trouxer o conhecimento e a consciência para lidar com o desafio de mobilidade vertical, ele pode, pelo menos, impedir que você se torne um funcionário estagnado na carreira.


As pessoas não mudam para nos agradar, isso inclui nosso chefe
O autor deixa claro que o nosso incômodo pode ser ignorado conscientemente ou não pelo chefe. Nesse caso a melhor alternativa e aprender a dar uma resposta emocional correta às coisas que outras pessoas dizem e fazem. 


Tipos de Chefe que existem categorizados pelo autor
bons chefes - compartilham informações de maneira honesta e faz as pessoas se sentirem incluídas, respeitadas e reconhecidas
chefes deuses - é aquele que anda de ombros eretos, como se tivesse engolido um cabide, conhece sobre todas as coisas e acredita estar acima de todas as coisas e pessoas
chefes maquiavélicos - não se importam com quem têm de atropelar para alcançar seus objetivos e sentem prazer nisso 

chefes masoquistas - ele quer ser punido e punir outras pessoas, esse é o seu prazer
chefes sádicos - se sente feliz apenas por causar o sofrimento de terceiros para demonstrar seu poder
chefes paranoicos - acredita que sempre tem alguém querendo ocupar seu lugar
chefes camaradas - acima de tudo ele quer a sua amizade e demonstrações de afeto, produtividade e competência ficam em segundo plano
chefes idiotas - é um sem-noção crônico e um ser humano que se perdeu na jornada de evolução das espécies



Tenho a impressão de que Deus ama os I-Chefes da mesma forma que ama todos nós. Senão, por que fazer tantos deles? Eles estão aqui para testar nossa fé, assegurar nossa sanidade e ensinar técnicas de sobrevivência.

Entendendo uma regra simplesNegócios estão ligado as às pessoas
Pessoas produzem coisas que outras pessoas compram/usam
Pessoas oferecem serviços que outras pessoas precisam

Quando um chefe esquece desse "pequeno" detalhe as coisas param de funcionar.


Promovendo pessoas para cargos errados
Se um desenvolvedor é ótimo em algum momento decidem promovê-lo a gerente da área dele se esquecendo de um detalhe simples: ele não tem conhecimento e nunca foi treinado para assumir esse cargo. Se ele é incrível na função de desenvolvedor uma mente brilhante decide tirá-lo dessa função e alocá-lo em outra que ele nunca quis ter e que exige aptidões que ele nunca teve como liderança, organização e capacidade de ajudar no crescimento de outra pessoa. Isso é muito comum nas empresas e ocorre com qualquer tipo de função. Eles pegam uma pessoa ótima na função X, oferecem um cargo novo com um salário melhor e esperam que essa pessoa crie clones para trabalhar tão bem quanto ela. É dinheiro jogo no lixo além de uma fórmula perfeita para ter uma equipe sem estrutura e potencial de crescimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário