terça-feira, 13 de outubro de 2015

10% Mais Feliz - Dan Harris

Título10% Mais Feliz
AutorDan Harris
Editora
Sextante
Páginas224
Classificação




Eu achei esse livro super por acaso e como já vinha lendo algumas coisas sobre meditação resolvi arriscar. O autor Dan Harris, um jornalista de TV americano extremamente cético que conhece a meditação e narra no livro a experiência dessa descoberta. Basicamente Dan fala sobre a primeira impressão que tempos quando alguém fala sobre meditação, a grande maioria vai visualizar um monge barbudo e sinos ao fundo, contudo a meditação é mais do que isso. Assim como vamos a academia para exercitar os nossos músculos a meditação proporciona um exercício mental que vai nos ajudar a melhorar o nosso controle emocional. Esqueça todo esse pré-conceito de mantras e papos espirituais, a meditação nada mais é que um exercício que ajuda a trabalhar o foco.



Acordar para a realidade transitória da vida ajuda os humanos a se “desprender”, a se libertar de seus “apegos”. Como disse um escritor budista, a chave é reconhecer a “sabedoria da insegurança”.
Ao longo do livro Dan explica todas as perguntas que um cético se faz quando começa a conhecer a meditação, questionamentos sobre a efetividade ou se realmente resultará em mudanças na sua vida. O mais legal é que o autor consegue expor essas dúvidas e como ele aos poucos vai entendendo e expondo as respostas. No livro Dan traz o conceito do "ego" que basicamente é essa voz na nossa cabeça que vive sugerindo e cobrando coisas. É aquela inquietude que sentimentos, a mania de tentar prever as situações do futuro ou esperar o pior do desdobramento das situações. E ele é formidável! Não consigo deixar de me identificar com as coisas que o autor narra, era praticamente alguém escrevendo por mim.


Descobri que a meditação não era uma técnica de passatempo hippie, mas um exercício cerebral rigoroso: uma tentativa permanente de redirecionar o trem descarrilhado da mente. Era como tentar segurar um peixe. Lutar com a mente até dominá-la exigia muita determinação. Aquilo era para os fortes.
Terminei o livro colocando em prática muitas das dicas do autor. O bacana é que ele traz referências diretas com outros autores que falam sobre meditação e budismo então já terminei de ler com uma lista de livros sobre o assunto. Eu recomendo MUITO a leitura pra você que não conhece a meditação e tem curiosidade. O ceticismo de Dan é impagável e me conquistou desde a primeira página.

2 comentários: