Série: Fúria Vermelha - Livro 1
Autor: Pierce Brown
Editora: Globo Livros
Páginas: 468
Classificação: ♥♥♥♥♥
Playlist: Aqualung - Cold
O livro é uma distopia, se passa no futuro especificamente no planeta Marte onde a sociedade é divida por classes e cores. Cada cor é responsável por determinadas tarefas dentro dessa sociedade sendo o nível mais baixo da sociedade a cor Vermelha, responsável pela perfuração do solo em busca de gás que são úteis para a manutenção do planeta, e a cor mais alta o Ouro, responsável pelo governo e decisões mais importantes. No final do post tem a lista com todas as cores/classes.
Nesse contexto acompanhamos a vida simples de Darrow, um vermelho de 16 anos já casado e que trabalha nas profundezas da terra. Tudo muda de figura quando a esposa de Darrow começa a expor sua insatisfação e suas desconfiança sobre o governo do planeta, sem saber das consequências Eo muda completamente a vida do seu marido. Na segunda parte do livro Darrow acaba sendo recrutado por um grupo de rebeldes que decidem transformá-lo em uma peça crucial para a revolução. Darrow passa por uma sequência de cirurgias plásticas e treinamento para se tornar um verdadeiro ouro, ou seja, um exemplar da cor mais forte. Com muita dor e perseverança Darrow fica pronto e finalmente passa na prova para entrar no Instituto, um tipo de escola dos Ouros adolescentes que os treinam e classificam para um futuro glorioso ou horrível dependendo da classificação dos alunos.
— Os Ouros estruturam tudo pra tornar a vida deles próprios mais fácil. Mandam produzir shows pra entreter e acalmar as massas. Distribuem grana e alimentos pra tornar as gerações dependentes no sétimo dia de cada novo mês terreno. Criam bens pra dar à gente uma aparência de liberdade. Se a violência é o esporte dos Ouros, a manipulação é a forma artística deles.
Quando entra no Instituto Darrow jamais poderia imaginar que precisaria lutar até a morte com outros jovens Ouros em busca da vitória. O Instituto divide os alunos em casas e a casa que colonizar o maior número de outras casas é a vencedora. Claro que para isso eles utilizam de estratégias sujas e muita violência fazendo Darrow questionar se a decisão de entrar nesse plano foi correta. Lá dentro ele faz amizades e inimizades com diferentes Ouros, especialmente com Mustang (ou Virgínia) uma garota que mesmo sem motivos confia nele. Com a ajuda de seus aliados Darrow busca a vitória na competição pois sabe que esse é o caminho correto para iniciar a revolução contra o sistema.
Vamos dizer que a gente consiga tornar o corpo dele perfeito, mesmo assim ainda vai haver um problema: não podemos torná-lo mais inteligente. Não se consegue transformar um camundongo num leão.
Eu amei o livro em todos os sentidos possíveis. A história é cheia de reviravoltas e não consegui detestar nenhum dos personagens, até mesmo os vilões são interessantes. O autor trouxe nesse livro discussões sobre política e ética de uma forma super interessante que nos faz pensar junto com Darrow. Recomendo demais a leitura, bastante surpreendente.
LISTA DE CLASSES
Ouros: Membros mais nobres da sociedade. Os mais fortes e belos, orgulhosos e vaidosos. Controlam toda a sociedade.
Pratas: Contabilizam e manipulam a moeda e a logística.
Brancos: Controlam a justiça e a filosofia da sociedade. São os pensadores.
Cobres: Também chamados de Centavos, administram a burocracia e o Comitê de Qualidade.
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.
Amarelos: Estudam os medicamentos e as ciências.
Verdes: Desenvolvem a tecnologia.
Violetas: Os criativos. Considerados artistas da sociedade.
Laranjas: Os engenheiros mecânicos. São os mais prestigiados da classe dos trabalhadores.
Cinzas: Também chamados de Latões, garantem a ordem e a hierarquia nas sociedades.
Marrons: Serviçais das tarefas cotidianas.
Obsidianos: Também chamados de Corvos. Elite militar da sociedade, garantem a proteção dos Dourados.
Rosas: São empregados e proporcionadores de prazer da alta sociedade.
Vermelhos: As formigas operárias da sociedade. A capacidade física e mental dos integrantes dessa cor é imensurável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário