segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A Escola do Bem e do Mal - Soman Chainani

Título: A Escola do Bem e do Mal
Série: A Escola do Bem e do Mal - Livro 1
Autora: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Classificação
♥♥♥♥ 
Playlist: Feist - Fire In The Water

O livro começa narrando uma tradição no vilarejo de Galvadon um lugar cercado por uma misteriosa floresta onde duas amigas moram: Sophie e Agatha. O mistério no povoado gira em torno dos contos de fadas pois a cada dois anos dois adolescentes são sequestrados misteriosamente e, ainda mais misteriosamente, surgem nos livros dos contos de fada. Sophie acredita na veracidade da maldição e por isso deseja ser levada e se tornar uma bela princesa. Já Agatha é uma menina reclusa que vive perto do cemitério, não acredita na besteira dos contos de fada e não tem nenhuma outra amiga além de Sophie.

  2. Ao chegar ao Baile, você nota que o hálito de sua amiga está com um cheiro insuportável de alho e truta. No entanto, sua amiga está indo com a pessoa que você havia torcido para lhe convidar para o Baile. Você: 
A) Informa sua amiga, de uma vez, sobre o cheiro podre. 
B) Não diz nada, já que é culpa de sua amiga estar fedendo. 
C) Não diz nada porque vai gostar de vê-la constrangida. 
D) Oferece-lhe um pedaço de doce, sem mencionar o hálito. 
Agatha respondeu A. Ela acrescentou, “Porque, pelo menos, o mau hálito é temporário. A feiura é eterna”.


Quando a noite da suposta maldição chega Agatha resolve ir atrás da amiga para evitar que ela faça uma loucura contudo para surpresa das duas elas são sequestrados pelo Diretor da Escola do Bem e do Mal. As duas descobrem um mundo completamente novo e assustador. A escola é responsável por formar os personagens dos contos de fadas mas somente os melhores colocados se tornam princesas e príncipes famosos ou vilões reconhecidos. Os alunos com desempenhos péssimos acabam virando animais ou árvores.
Espere. Então, se uma garota não for convidada para o Baile ela é reprovada, e sofre uma punição pior do que a morte. Mas um garoto que não vai ao Baile recebe meia avaliação? Mas é muito justo, hein?
A confusão fica ainda maior quando Sophie, a loirinha apaixonada por rosa, é enviada para a escola Mal e Agatha, a esquisita que só veste preto, vai pra escola do Bem. As duas logo percebem que foi um tremendo engano mas mesmo fazendo o impossível pra trocar de escola elas não conseguem. Aos poucos as tentativas frustradas vão afastando as duas e Sophie começa a desconfiar que Agatha está muito satisfeita com sua vida de princesa. Não podemos esquecer de Tedros, o príncipe, que sente uma atração por Sophie mesmo ela sendo do Mal. As amigas bruxas de Sophie também são peças fundamentais na história.
 Ali, contudo, nas torres do Bem, os meninos saíam para lutar com espadas enquanto as meninas tinham que aprender latidos caninos e pios de corujas. Não era de admirar-se que as princesas fossem tão impotentes nos contos de fadas, ela pensou.

Eu amei o livro! A leitura é extremamente gostosa e a autora trouxe um mundo de conto de fadas completamente contextualizado. Torci pra Sophie mesmo ela sendo a malvada e amei Agatha pelo Q feminista que a princesa tem. Detestei o príncipe exatamente por ele ser exatamente como o esperado: bonito, totalmente arrogante e confuso. Recomendo demais a leitura, com certeza vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário