segunda-feira, 28 de julho de 2014

Extraordinário - R. J. Palacio



Título: Extraordinário 
Autora: R. J. Palacio 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320 
Classificação: 4 
Playlist: James Vincent McMorrow - Ghosts

O livro narra  a história de August, ou melhor, Auggie. Um garoto de dez anos como qualquer outro só que com um pequeno detalhe: uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Auggie começa narrando um pouco da sua vida e de certas dificuldades que precisa enfrentar como cirurgias e tratamentos, mas tudo isso fica para trás quando seus pais decidem que ele precisa ir para a escola. Auggie então precisa enfrentar todos os medos e pânicos para tentar seguir com o que realmente acha correto.



Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.
O livro é narrado em primeira pessoa por diversos personagens do livro e achei isso super interessante. Acompanhamos a mesma história pela visão de Auggie, sua irmã mais velha, Via, e mais alguns amigos da família. A autora abordou de uma forma bem interessante a questão do bullying  e de como as vezes magoamos as pessoas com pequenos detalhes que nem percebemos.

  É como aquelas pessoas que às vezes você vê e não consegue imaginar como seria estar no lugar delas, seja alguém em uma cadeira de rodas, ou alguém que não pode falar. Eu sei que sou essa pessoa para os outros, talvez para todas as pessoas naquele auditório.  Para mim, porém, sou apenas eu. Um garoto comum.
O livro inteiro passa uma mensagem positiva contra a esse tipo de preconceito, de como a sociedade enxerga as pessoas diferentes como algo negativo e como a vida dessas pessoas muda a vida de todas as outras pessoas ao seu redor. Achei a leitura leve, gostei da abordagem da autora e dos personagens secundários. Recomento a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário