terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Delírio - Lauren Oliver

Título: Delírio
Série: Delírio, Livro 1
Autora:  Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 342

Classificação: 4

O primeiro livro da série distópica começa narrando a pacata vida de Lena, uma jovem simples que vive em um mundo onde o amor foi considerado uma doença perigosa que precisa ser curada assim que os seres humanos completam os 18 anos (ou mais cedo em alguns casos). Todo início de capítulo tem uns trechos bem interessantes sobre conceitos de como a doença é encarada e detalhes teóricos sobre os motivos para o amor ser considerado algo realmente perigoso. Amei de verdade esses detalhes pois deixam ainda mais claro na cabeça do leitor o sentido real do que é o deliria.

É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.

Lena tem como melhor amiga Hana, uma jovem decolada que não tem tanto medo e não acredita em tudo que o governo prega. Embora seja rica a amizade com Lena é sincera e as duas são inseparáveis. Contudo tudo muda após Lena conhecer Alex, um misterioso jovem que traz todos os sintomas da doença assim que surge na vida de Lena. O casal é bem fofo. Alex é o mocinho disposto a ajudar e, principalmente, disposto a fazer Lena entender que nem tudo que o governo mostra é a verdade. Amei ver o quando Lena foi amadurecendo ao longo das suas descobertas.

Vai ficar tudo bem. Palavras que não significam nada, na verdade; são apenas sons entoados na vastidão e na escuridão, pequenas tentativas para se segurar em algo quando estamos caindo.

As comparações com a série "Feios" foram inevitáveis, mas confesso que gostei muito mais da mocinha principal de Delírio. Lena pode ser ingênua mas aos poucos ela mostra que acredita nas suas decisões e segue firme até o final. O final do livro é de cortar o coração e realmente espero ansiosa pelo lançamento de Pandemônio. Recomendo para quem quer ler algo diferente que mistura romance, política e amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário