terça-feira, 7 de novembro de 2017

Ted Talks Assistidos | 10/2017


O segredo para uma vida longa pode estar na sua vida social LINK

A psicóloga Susan Pinker narra nesse TED Talk a incrível mágica que acontece em Sardenha, uma ilha italiana no Mediterrâneo. Lá homens e mulheres conseguem viver mais de 100 anos e ela explica o motivo: seus relacionamentos. Em um mundo onde cada vez mais nos afastamos fisicamente ela identificou que relações próximas nos ajudam biologica e psicologicamente. Quando você tem uma rede de contatos, mesmo com relacionamentos "fracos", é mais provável que seja mais saudável e feliz. Serve de reflexão. 

O que realmente motiva as pessoas a serem honestas nos negócios LINK

Alexander Wagner explica nesse TED que uma entre sete grandes empresas de capital aberto comete fraude todo ano. Em seus estudos ele decidiu identificar o que motivava as pessoas a cometerem ou não atos que a beneficiariam. A conclusão foi que algumas pessaos possuem "valores protegidos" e não conseguem realizar ações que não estejam alinhados com esses valores. Dessa forma é muito mais fácil ter esse tipo de gente na sua empresa do que pensar em como proteger a sua empresa de pessoas que você mesmo colocou lá. Acho um discurso muito válido, mas infelizmente fazer esse tipo de mapeamento beira "achismo".


Do que estamos nos esquecendo no debate sobre imigração LINK

O ted aborda um assunto importante: como ficam as pessoas que fazem parte do círculo de relacionamento cujo um membro foi deportado? Quem fica precisa lidar com essa separação. São mães, filhos, pais, irmãos, companheiros, amigos que são obrigados a se separar de um amigo ou ente querido. Quando você começa a pensar nos custos monetários e psicológicos dessa ruptura é fácil entender que muita coisa pode dar errado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário