quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Essencialismo - Greg McKeown



Título: 
 
Essencialismo  | Autor Greg McKeown | Páginas: 272 | Minha Classificação: 4/5


Depois de quase 30 dias de leitura finalmente consegui terminar o livro. O autor aborda casos reais, dicas, histórias pessoais e tudo de uma maneira bastante tranquila. A demora foi exclusivamente graças as mudanças na minha rotina. Abaixo destaco os pontos que mais chamaram minha atenção.

Em outras palavras, o essencialismo é uma abordagem disciplinada e sistemática para determinar onde está o ponto máximo de contribuição de modo a tornar sua execução algo que quase não demanda esforço.

Basicamente o autor explica que não adianta ter centenas de tarefas mapeadas, uma agenda lotada e centenas de compromissos se cada item não tiver totalmente de acordo com o que você considera prioritário. Por exemplo: se pra você é prioridade é fortalecer os laços com seus filhos é preciso delimitar suas tarefas para manter essa prioridade intacta. 

A motivação e a cooperação se deterioram quando não há um propósito definido. É possível oferecer treinamento em qualquer que seja a área para melhorar as habilidades dos líderes, mas, se a equipe não tiver clareza quanto a metas e papéis a desempenhar, os problemas vão crescer e se multiplicar.

Quem já trabalhou em ambientes corporativos sabem que as pessoas tem tesão por reuniões longas e responder e-mails com 50 pessoas em cópia. Isso tudo piora quando cada membro da equipe acha que a prioridade é X, Y ou Z quando na verdade o objetivo era B. Se não houver clareza e transparência provavelmente a frustração e, consequentemente, o fracasso serão rotineiros.

A influência dos custos perdidos é a tendência de continuar investindo tempo, dinheiro e energia numa proposta que sabemos ser malsucedida só porque já gastamos um valor impossível de ser ressarcido.

Quem nunca insistiu em um projeto mesmo sabendo do baixo retorno? Muitas vezes nos comprometemos com algum tipo de objetivo e decidimos ir até o fim mesmo quando estamos atolados de problemas. A importância de pular fora quando ainda temos opções exige um trabalho mental absurdo. Isso vale para projetos profissionais, relacionamentos e ambições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário