terça-feira, 1 de agosto de 2017

Viver em paz para morrer em paz - Mario Sergio Cortella


TítuloViver em paz para morrer em paz
AutoraMario Sergio Cortella
Páginas: 176
Minha Classificação: 4/5

Amo o Cortella depois de assistir várias entrevistas e palestras que ele deu. Esse livro reúne diversos textos sobre comportamento, perspectiva e relacionamentos. A leitura foi bem rápida e gostosa. Abaixo os tópicos e trechos que mais chamaram minha atenção.

Conflito X Confronto

Conflitos sempre vão existir, são inevitáveis pois envolve divergência de opinião, ideias e atitudes. O que não pode acontecer é transformar o conflito em confronto. O confronto tem o objetivo de diminuir e combater o outro.

É por isso que Benjamin Disraeli disse e eu repito sempre para mim e para outros: "A vida é muito curta para ser pequena"! Já basta que ela curta seja para que nós a apequenemos.


Auditoria x Avaliação

Em qualquer âmbito de relacionamento (familiar, amoroso, profissional) é crucial ter atenção na hora de apontar alguns comportamentos como não desejáveis. A auditoria é a caça ao culpado para punir. A avaliação é um processo para encontrar melhorias e evoluir em conjunto.

Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raíz alimenta, âncora imobiliza.

Espere o melhor e se prepare para o pior

A melhor dica que chega a ser idiota de tão simples. Muita gente confunde otimismo com ilusão. Você pode desejar coisas boas e trabalhar com essa positividade em mente mas não ter um plano B é, no mínimo, amador. Podemos sim jogar uma energia ótima para o universo para que tudo corra bem mas avaliar os possíveis riscos é uma ótima forma de não ser surpreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário