Esse mês decidi reunir algumas pessoas da minha família e organizar um piquenique.
Eu nunca tinha feito (quiçá organizando) um piquenique então recorri ao google para me ajudar a organizar as coisas.
O resultado foi MUITO bacana e nos divertimos horrores. O custo não saiu tão alto e nos proporcionou muitas risadas e ótimas fotos.
Abaixo listo algumas dicas, sugestões e informações que podem ajudar caso você também queira aproveitar o final das férias de Julho para organizar isso.
Passo 01 - Escolha o lugar
Eu escolhi o Campo de São Bento, em Niterói, pois era um local de fácil acesso e com uma segurança relativamente presente.
Aqui tem uma lista de locais no Rio de Janeiro e em caso de dúvida vale a pena ligar para os organizadores do local para se informar.
Então basicamente leve sempre em consideração:
- se é permitido realizar um piquenique
- facilidade de acesso seja de ônibus ou carro
- segurança do lugar
Passo 02 - Escolhendo a hora
Julho é um mês um pouco mais frio então é fundamental dar uma olhada na previsão antes de marcar a data/hora do piquenique.
Eu escolhi um sábado às 15h e ficamos até o horário do fechamento do lugar às 19h.
Se for levar crianças lembre de se prevenir em todas as vias possíveis: leva casaco, guarda-chuva, protetor solar e repelente.
Passo 03 - Definindo o cardápio
Basicamente encontrei as seguintes dicas:
- Levar 4 opções de salgado por pessoa
- Levar 2 opções de doce por pessoa
- Levar 1/2 L de água por pessoa
- Levar 1,5L de outras bebidas por pessoa
Na prática levamos o seguinte:
- 20 sanduíches de requeijão + presunto
- 20 sanduíche de atum
- 30 empadas de frango
- Bananas e maçãs cortadas
- 4 pacotes de biscoitos doces
- 2 pacotes de biscoito salgado
- 2 bolos secos
- 1 pão doce
- 3L de suco
- 2L de água
- 3L de refrigerante
- 3L de bebida alcoólica
- 1 pão de alho grande
- 1 pão doce
Ingerimos o seguinte:
- 80% dos sanduíches
- 90% das empadas
- 70% das frutas
- 20% dos biscoitos
- 20% dos pães
- 60% das bebidas alcoólicas
- 20% da água
- 50% do refrigerante
- 30% dos sucos
Resumo: para um grupo de 10 pessoas sobrou bastante coisa. A dica aqui é caprichar nas opções de salgado e não gastar muita grana com biscoito, bolo, etc pois na prática acabam esquecidos. Gastamos aproximadamente R$150,00, ou seja, R$15,00 por pessoa, e sobrou comida.
Passo 04 - a decoração
Eu queria algo simples, barato e bonitinho. Gastei o seguinte:
Descartáveis diversos - R$37,15
4 metros de tecidos para forrar - R$23,92
Ficou simples mas fofo. Sobrou muito descartável pois acabamos usando as próprias embalagens para comer os itens. Dica: evite comprar um número grande de copos/talheres/guardanapo mais bonitinhos, compre uma quantidade mínima para as fotos/decoração e o resto compra dos mais simples pois tudo vai para o lixo.
Passo 05 - Limpeza
É crucial levar um saco de lixo para juntar tudo e jogar fora. Lembre de se informar sobre a hora de fechamento caso faça em um parque, por exemplo. Separe 30 minutos para organizar as coisas, reunir o lixo e finalmente ir embora.
Passo 06 - Divirta-se
Eu achei uma delícia reunir a minha família e curtir o lugar, as comidas, conversar, dar risada e tirar fotos. É um programa gostoso, bem mais tranquilo que uma praça de alimentação lotada e o custo é razoável (a crise tá aí né mores?). Uma dica é cada um levar alguma coisa no estilo festa americana, dessa forma ninguém fica sobrecarregado e não chega exausto na hora do piquenique. Aqui (link) vocês encontram uma planilha que pode ajudar na hora de começar a organizar o piquenique.
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