quinta-feira, 22 de junho de 2017

Quatro vidas de um cachorro - W. Bruce Cameron



Título: Quatro vidas de um cachorro
Autor: W. Bruce Cameron
Páginas: 288
Minha Classificação: 4/5

 O livro é narrado por Toby. Um cachorro que vive nas ruas com sua mãe e seus três irmãos. Toby aprende com sua mãe a conseguir comidas de graça nos sacos deixados na porta das pessoas, aprende a se esconder de humanos e entender que é melhor ficar longe deles. Quando sua família é resgatada e levada para um abrigo Toby começa a entender um pouco mais dos humanos e, aos poucos, começa a perceber que ganhar um pequeno carinho ou atenção desses seres é a coisa mais incrível.

Em seguida uma mudança de rumo leva Toby para uma nova família. Novos irmãos e uma realidade completamente diferente da anterior. Esse caminho o leva até Ethan, um garotinho extremamente apaixonante que vida a razão da vida de Bailey (ex-Toby). Como Bailey o cachorro aprende o amor incondicional por Ethan e sua família. Aprende a protegê-los e estar lá sempre que qualquer um dos humanos precisa dele. Bailey enfim começa a entender que o seu propósito é amar os humanos e melhor suas vidas da maneira que ele puder. 
  


Era  isso que acontecia com cachorros que tentavam viver no mundo sem donos — tornavam-se abatidos, vencidos, famintos. Teríamos todos sofrido a mesma transformação se ficássemos na manilha.




Nas palavras do próprio Bailey: as coisas sempre mudam novamente. Depois de criar um laço único com Ethan o cachorro se vê novamente enfrentando todo o processo de lidar com uma nova família, novas regras e, agora, com um homem capaz de treiná-lo. Em sua nova empreitada Ellie (ex-Bailey) aprende a rastrear pessoas e, como isso, salvá-las. Ellie aproveita esses treinamentos intensivos para tentar lidar com a saudade que sente de Ethan. Com total entrega Ellie ajuda várias pessoas e, como sempre, protege incondicionalmente a família que a acolheu.   

De todas as coisas que fiz na vida, provocar seu riso me pareceu a mais importante, a única
coisa,concluí, que dava sentido à minha vida.


Por fim, Toby-Bailey-Ellie faz uma nova jornada que o faz entender plenamente qual era o seu propósito desde o início. Em todos esses caminhos uma coisa ficou clara para o cachorro: o amor incondicional dado aos humanos sempre foi tudo o que ele precisava.

Minha Opinião

Que delícia de livro! A perspectiva do cachorro é brilhantemente exposta pelo autor de uma maneira leve, super engraçada e emocionante. Não consegui deixar de me emocionar com a pureza e a emoção de alguns trechos. O personagem principal é cativante demais com todas as nuances e incertezas de um mundo totalmente dele. Sério, pra quem ama cães a leitura vale muito, muito a pena.

2 comentários:

  1. Amei o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro...
    Vou acrescentar à minha lista para ler assim que der.
    Adorei seu blog e as dicas. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia!
      Eu fiz o contrário: li o livro e coloquei o filme na minha lista. Espero que seja tão bom quanto.

      Fico feliz por ter gostado! :D

      Excluir