quarta-feira, 24 de maio de 2017

Como Dizer Adeus em Robô - Natalie Standiford


TítuloComo Dizer Adeus em Robô
Autora: Natalie Standiford
Páginas: 344 
PlaylistFlocks and the Lookout - Empty Homes
Minha Classificação: 3/5

Beatrice Szabo, ou Bea, é uma adolescente prestes a encarar o último ano de ensino médio em uma escola nova em Baltimore. Seu pai, um professor universitário, gostava de desafios então arrastou a esposa e a filha por várias cidades enquanto buscava novas formas de melhorar seu currículo e sua carreira. A mãe de Bea, visivelmente distante e com comportamentos cada vez mais esquisitos, também não é uma companhia extremamente agradável. Então a jovem encontra em programas de rádio sobre teorias da conspiração e investigações paranormais uma ótima opção para fugir um pouco da realidade familiar.


Ele é um herói porque faz algo de bom com uma vida que não quer. Eu gostaria de ser capaz de fazer isso. Espero que seja algo que se possa aprender.

No primeiro dia de aula ela conhece Anne Sweeney, uma jovem animada e estudante do mesmo colégio desde sempre, assim como a maioria dos outros jovens da escola.  Bea é a forasteira mais recente prestes a se formar com adolescentes que cresceram juntos. Anne tenta enturmá-la mas quem chama a atenção de Bea é Jonah Tate. Aos poucos ela vai descobrindo um pouco sobre o jovem esquisito que é motivo de piada na escola enquanto segue sendo ignorado por todos. O drama familiar de Jonah deveria manter Bea longe mas quando ele passa pra ela um bilhete dizendo a estação de um programa de rádio da cidade ela não consegue resistir.

Por que você não me deixa entrar na sua vida de novo?

O Night Light Show é um programa de rádio que começa às 00:00 e, já no primeiro programa, Bea se vê maravilhada por ele. Vários ouvintes idosos e Jonah (o Garoto Fantasma) ligam para o programa e conversam sobre teorias da conspiração, Elvis e depressão enquanto fazem viagens imaginárias pela cidade. Aos poucos a amizade entre Bea e Jonah cresce mesmo diante de comportamentos esquisitos e um drama familiar cada vez mais complicado. A garota também precisa lidar com o casamento dos seus pais cada vez mais esquisito e dúvidas sobre o presente e o futuro. Cada vez mais sozinha ela vê no Night Light Show uma ótima forma de distração. 


Minha Opinião

O livro é extremamente melancólico e me pegou de jeito. Nunca fui fã de rádio mas meu avô tinha uma ficção tão grande que foi difícil não lembrar dele em cada descrição do programa. Bea é uma personagem deliciosa de ler! Sempre confusa e sem entender muito bem o que esperar ela definitivamente me representou em vários sentidos. Afinal o que a gente sabe do mundo e do futuro aos 17 anos de idade? Aos 27 tá difícil de chegar em uma conclusão! A autora conseguiu transparecer a dificuldade da personagem de demonstrar sentimentos e o quanto isso foi ficando difícil diante das situações enfrentadas por ela. Gostei muito, muito mesmo da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário