domingo, 26 de março de 2017

O que Realmente Importa? - Anderson Cavalcante

__________________________________

Título: O que Realmente Importa?
AutorAnderson Cavalcante
Páginas152
Minha Classificação5/5
__________________________________

Confesso que iniciei essa leitura sem grandes expectativas e me surpreendi bastante. O autor aborda questões que exigem reflexão e, acima de tudo, uma ótima auto-análise. Além de mensagens positivas e histórias sensíveis o livro tem perguntas e sugestões para ajudar o leitor a colocar em uso o seu conteúdo. Mesmo com forte cunho religioso o autor consegue passar sua mensagem de uma maneira objetiva, prática e até mesmo óbvia.

Abaixo tem os trechos e pontos que mais me marcaram. Recomendo demais a leitura, sério. Chegou na minha mão em um momento bastante complicado e me ajudou muito. É o tipo de livro capaz de mudar a sua percepção de uma maneira muito positiva.

~~> Cada vez que fazemos uma opção, estamos redefinindo nosso caminho. Cada decisão tomada ou nos aproxima do destino desejado ou nos afasta completamente dele. O futuro é consequência das escolhas que fazemos no presente.

~~> É muito comum empresas procurarem definir sua missão para se manter no caminho do crescimento e do desenvolvimento. Agora eu pergunto: e você? Você sabe qual é sua missão neste mundo? Já parou para pensar se está no caminho da evolução ou se estagnou na estrada? Alguma vez você olhou para dentro de si e se perguntou o que está fazendo neste planeta? Ou vai deixar a vida passar como se você fosse um tronco boiando no rio, deixando que a força das águas decida seu rumo?

~~> Pense bem e verá que a vida só vale a pena quando temos algo maior que nos impulsiona a ir além. Do contrário, ela pode ser apenas uma sucessão de dias mais ou menos interessantes.

~~> Setênios
Os filósofos antroposofistas dividem a vida em fases que se alternam de sete em sete anos (os setênios). Para eles, a cada sete anos fechamos um ciclo de nossa vida e iniciamos outro. Como a cada sete anos há eventos importantes no desenvolvimento humano, traçar um esboço de como esses ciclos ficaram marcados em sua vida ajuda a compreender melhor o que se passou. Além disso, saber quais são os fatores críticos de cada fase é um jeito de se preparar para situações que precisarão ser vivenciadas com serenidade e entendimento. Se quiser utilizar um modelo idêntico ao do livro, acesse o site www.andersoncavalcante.com.br e faça o download do modelo da linha da vida.

~~> Três décadas atrás não passava de 50 anos, hoje é superior a 70, e com o avanço da medicina só vai aumentar.  Ou seja, tenho uma boa e uma má notícia a lhe dar. A boa é que você tem mais ou menos vinte ou trinta anos de bônus de vida pela frente, praticamente mais uma vida. A má é que você tem mais ou menos vinte ou trinta anos de bônus pela frente, praticamente mais uma vida.

~~> Uma pessoa de fé é alguém que acredita. Ter fé é acreditar. Acreditar no seu deus. Acreditar em você. Acreditar no próximo. Acreditar na vida, na abundância da vida. Acreditar no melhor. Isso é fé. Ter fé é acreditar sempre.

~~> As pessoas que você mais ama na vida, um dia, conscientemente ou não, pisarão na bola com você. Aqueles que você mais admira, em algum momento, ainda vão chateá-lo profundamente. E não há nada de errado nisso.

~~> Quantas pessoas sonham com uma casa própria e não são capazes de tornar esse sonho realidade por não definirem objetivos e metas? Quando você especifica, mensura, define a possibilidade de alcance, estabelece a relevância daquilo e marca um prazo para realizar seu objetivo, ele deixa de ser abstrato e genérico e passa a ser uma meta. Por isso, meta boa é aquela que dá para fotografar, ou seja, é tão assertiva e detalhada que conseguimos ter seu retrato, podemos visualizá-la com clareza.

~~> Mas não estamos falando de uma ação sem sentido, sem propósito, daquelas que dão em nada. Vejo pessoas que fazem muitas coisas mas não chegam a lugar algum, estão sempre para lá e para cá e não realizam nada. Sabe por quê? Porque elas pensam que estão em ação, mas não estão; na maioria das vezes estão apenas fazendo movimentos, repetindo gestos mecânicos, sem coração nem alma.

~~> As decisões, naturalmente, são influenciadas pelos valores, pelas crenças de cada um, mas, principalmente, pela energia e pelo padrão de vibração com o qual a pessoa está sintonizada.

~~> Comprometa-se a não dormir enquanto não fizer pelo menos uma coisa boa para si mesmo. Pode ser o que lhe der vontade, mesmo um pequeno pecado. Daqueles que não fazem mal a ninguém, claro, mas que são uma delícia! Como diz o escritor Mia Couto, às vezes até Deus nos ajuda a pecar. Vale roubar um beijo da pessoa amada, fazer guerra de travesseiros com os filhos e sobrinhos, atacar a geladeira no meio da noite, repetir a sobremesa que você adora duas, três vezes. Tem coisa melhor no mundo do que comer, ainda mais sem culpa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário