quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Steve Jobs: As Verdadeiras Lições de Liderança - Walter Isaacson

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Dados Técnicos
TítuloSteve Jobs: As Verdadeiras Lições de Liderança
AutorWalter Isaacson
EditoraPortfolio-Penguin
Páginas72
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Minha Classificação
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Walter Isaacson já foi presidente e diretor executivo do Instituto Aspen e da CNN, além de editor da revista Time. É o autor de Einstein, Sua Vida, Seu Universo (2007), Benjamin Franklin: An American Life e Kissinger: A Biography (1992). Autor da biografia Steve Jobs só topou fazer o livro quando a doença de Jobs foi confirmada. Isaacson conseguiu direitos autorais milionários ao permitir a adaptação da sua obra para o cinema. Diferente da biografia que é ricamente detalhada esse livro traz de uma maneira resumida o legado que Jobs deixou para o mundo dos negócios. Abaixo descrevo os pontos que mais chamaram minha atenção.

Foco
Quando voltou para a Apple em 1997 Jobs precisou lidar com uma lista infinita de produtos medianos. Muito rapidamente ele deixou claro que não adiantava seguir o padrão das outras
empresas e atirar para todos os lados. “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer isso vale para empresas, e vale também para produtos.”. Jobs removia tudo que
pudesse distraí-lo.

Responsabilidade de ponta a ponta
Jobs acreditava que a experiência do usuário consistia na integração entre hardware, software e dispositivos periféricos. Um ipod conectado a um mac com software itunes, por exemplo.
Ele detestar ver um software da apple ser usado no hardware de outra empresa menos inspiradora assim como o impacto de aplicativos ou conteúdos inferiores pudessem poluir a
perfeição de um dispositivo da apple.

Produtos X Lucro
Jobs acreditava que as empresas começam fazendo produtos ótimos contudo o pessoal de vendas e marketing acaba envolvido pois eles querem obter lucros. "Quando o pessoal de
vendas dirige a empresa, o de produtos deixa de ter importância, e muitos simplesmente perdem o interesse".

As pessoas não sabem o que querem
Jobs não aceitava a utilização de pesquisas de mercado na concepção dos produtos. Sua teoria era simples: as pessoas não sabem o que querem até alguém mostrar a elas. Ele gostava de
uma frase de Henry Ford que diz: “Se eu perguntasse aos consumidores o que queriam, eles teriam dito: ‘um cavalo mais rápido!’”.

Campo de distorção da realidade
Por achar que as regras normais da vida não se aplicavam a ele, Jobs conseguiu inspirar sua equipe, e levá-la a mudar os rumos da história da computação com uma pequena fração dos
recursos de que dispunham a xerox ou a ibm. Sempre levando as pessoas aos seus limites e desafiando sua capacidade.

Só os melhores
Jobs tinha paixão pela perfeição e gostava de só trabalhar com os melhores profissionais. Apesar do temperamento forte e nem sempre amigável é importante levar em conta que a
grosseria e a aspereza vinham junto com sua capacidade de inspirar. Os funcionários da apple acabaram criando uma paixão duradoura pela criação de produtos inovadores e a convicção
de que podiam realizar o que parecia impossível.

Pense Diferente
Quando voltou para a apple, Jobs ajudou a redigir o texto dos comerciais da campanha “Pense Diferente”, uma das campanhas mais comentadas e incríveis. Assista aqui.
"Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os pinos redondos em buracos quadrados... “E, enquanto alguns os julgam loucos, nós os julgamos gênios. Porque as pessoas que são suficientemente loucas para achar que podem mudar o mundo... são as que mudam”.

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