terça-feira, 10 de janeiro de 2017

826 notas de amor para Emma - Garth Callaghan

__________________________________
Dados Técnicos
Título826 notas de amor para Emma
AutorGarth Callaghan
EditoraLeya
Páginas320
__________________________________
Minha Classificação

PlaylistLucy Rose - Shiver
__________________________________

Garth Callaghan decidiu que o lanche da escola de Emma, sua filha adolescente, não era saudável. Com o hábito de acordar cedo ele começou a preparar o lanche de Emma diariamente e, junto com a comida, decidiu colocar um guardanapo com um recado. O pai considerava uma ótima forma de se conectar com a menina já que os dois passavam o dia longe, um no trabalho e o outro na escola. Quando percebeu que Emma gostava dos recados soube que tinha feito a coisa certa.

A rotina familiar é drasticamente alterada quando Garth descobre que tem câncer no rim. O diagnóstico não é dos melhores e quando escuta que tem apenas alguns anos de vida ele decide entrar na luta contra a doença e conta com a ajuda da esposa, de Emma e seus familiares.

 Procure viver de tal maneira que, ao morrer, até o agente funerário fique triste. — Mark Twain

Quando Garth decide compartilhar no Facebook os bilhetinhos que fazia pra filha não imaginava a proporção que aquilo alcançaria. Ela decide a escrever 826 bilhetes para que Emma recebesse um guardanapo por dia até terminar o ensino médio. Com frases marcantes, declarações de incentivo, dicas para a vida e palavras carinhosas pai e filha criam um canal afetivo. Quando os bilhetes vitalizam na internet a família é convidada para diversos programa e entrevistas e, mesmo batalhando contra um segundo câncer, Garth decide levar seus bilhetes para todos os pais que não sabem como se aproximar dos seus filhos.
Sim, caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas sabemos que a vida nos pode ser tirada a qualquer instante.

Eu achei a história muito emocionante. Garth, acima de tudo, é um pai e um marido disposto a proteger sua família. Em diversos trechos ele deixa claro que embora o câncer estivesse no corpo dele a família inteira precisava lidar com a doença. Os diversos tratamentos e efeitos colaterais. As mudanças na rotina e a dependência. Uma narrativa cativante de um guerreiro que não desistiu diante de uma doença tão dolorosa quanto o câncer.  A página do facebook do autor é a Napkin Notes.
 Querida Emma, quem pensa que a luz do sol é pura felicidade, nunca dançou na chuva.

Foi meu primeiro livro do ano e me trouxe uma mensagem linda: antes de reclamar de pequenas coisas lembre que existem problemas de verdade, o importante é como lidar com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário