terça-feira, 22 de novembro de 2016

Os Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus - John Gray

TítuloOs Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus
AutorJohn Gray
EditoraRocco
Páginas
308
Classificação

O livro traz um conjunto de dicas e sugestões para promover melhorias nos relacionamentos. Com o mindset de que homens e mulheres são essencialmente diferentes e esperam respostas diferentes o autor vai mapeando como podemos lidar com essas diferenças sem querer matar o parceiro. Achei o livro incrível! O autor traz situações e exemplos bem cotidianos e não tem como não se identificar com algumas das situações descritas. Abaixo os pontos que mais me marcaram.




Homens não sabem ouvir
Ou um homem a ignora completamente quando uma mulher fala com ele, ou ele ouve por alguns  momentos, fica ciente do que a está aborrecendo e então oferece uma solução para fazê-la sentir-se melhor. Ele fica confuso quando ela  não aprecia esse gesto de amor. Não importa quantas vezes ela lhe diga que não está ouvindo, ele  não entende e continua fazendo a mesma coisa. Ela quer empatia, mas ele pensa que ela quer soluções.

Mulheres e seus conselhos
As mulheres acreditam que quando alguma coisa está funcionando, ela pode sempre fazer funcionar melhor. Sua  natureza é a de querer melhorar as coisas. Quando elas se preocupam com alguém, elas livremente  apontam o que pode ser melhorado e sugerem como fazê- lo. Oferecer conselhos e críticas construtivas, na opinião delas,  é um ato de amor.

Lidando com o estresse
Os homens  se tornam progressivamente concentrados e retraídos enquanto as mulheres se tornam progressivamente  indefesas e emocionalmente envolvidas. Nessas horas, as necessidades de um homem para se sentir bem são COMPLETAMENTE diferentes das de uma mulher. Ele se sente melhor resolvendo problemas, enquanto  ela se sente melhor conversando sobre problemas. Não entender e aceitar essas diferenças cria mais problemas.

Homens lidando com o estresse
Quando um homem está estressado, ele se retira para dentro de uma caverna na sua mente e se concentra  na resolução de um problema. Ele geralmente escolhe o problema mais urgente ou mais difícil.  Ele fica tão concentrado na resolução desse problema que perde temporariamente a noção de  tudo o mais. Outros problemas e responsabilidades desaparecem gradualmente no pano de fundo.

Precisar X Necessitar
"Precisar" é abertamente pedir o apoio de um homem de uma maneira confiante, uma que suponha que ele fará o melhor que puder. Isso lhe transmite autoridade. "Necessitar", no entanto, é desesperadamente precisar de apoio porque você não acredita que vá consegui- lo. Afasta os homens e os faz se sentirem rejeitados e depreciados.

Licença Poética Feminina
Para expressar totalmente seus sentimentos, as mulheres assumem licença poética para usar  vários superlativos, metáforas e generalizações. Os homens erroneamente tomam essas expressões  literalmente. Como não entendem o significado pretendido, eles comumente reagem de maneira  incompreensiva. 
Por exemplo:
"Você nunca me dá atenção!" 
pode ser traduzido para: 
"Você chegou em casa hoje e foi direto pra TV, poderíamos ter um tempo juntos?".

Elástico Masculino
A maioria das mulheres fica surpresa ao se dar conta de que, mesmo quando um homem ama uma mulher, periodicamente ele precisa se afastar antes de poder se aproximar. Os homens  instintivamente sentem esse impulso de se afastarem. Não é uma decisão ou uma escolha. Simplesmente  acontece. Não é nem culpa dele nem dela. É um ciclo natural. Se um homem não tiver a oportunidade de se afastar, ele nunca terá a chance de sentir seu  forte desejo de estar perto. É essencial que as mulheres entendam que se elas insistirem em intimidade  constante ou "correrem atrás" do seu parceiro íntimo masculino quando ele se afastar, então  ele ficará quase sempre tentando escapar e se distanciar; ele nunca terá uma chance de sentir seu  próprio desejo apaixonado por amor. Do mesmo modo que nós não decidimos ficar com fome, um homem não decide se afastar.  É um impulso instintivo. Ele só pode se aproximar até um certo ponto, a partir daí, começa a se perder  de si mesmo. Nesse ponto ele começa a sentir sua necessidade de autonomia e começa a se afastar.  Entendendo esse processo, as mulheres podem começar a interpretar esse afastamento corretamente.

Ondas Femininas
Uma mulher é como uma onda. Quando ela se sente amada, sua auto-estima sobe e desce num movimento  ondulatório. Quando ela estiver se sentindo realmente bem, ela atingirá o pico, mas então,  de repente, seu estado de ânimo pode mudar e sua onda quebrar vertiginosamente. Esse mergulho é  temporário. Depois de atingir o fundo, de repente, seu estado de ânimo mudará e ela de novo se  sentirá bem sobre si mesma. Automaticamente sua onda começa a subir de novo. Quando uma mulher está se sentindo magoada, pode parecer como se ela o estivesse culpando.  Mas se receber carinho e compreensão, a acusação vai desaparecer.

Discussões
Quando  duas pessoas não estão sexualmente envolvidas é muito mais fácil se manter imparcial e objetivo  numa discussão ou debate. Mas quando casais discutem, por estarem emocionalmente envolvidos e  especialmente, sexualmente envolvidos, eles facilmente levam a discussão para o lado pessoal.  Como pauta básica: nunca discuta. Em vez disso, debata os prós e contras de alguma coisa. Negocie por aquilo que você quer, mas não discuta. É possível ser honesto, aberto e mesmo expressar  sentimentos negativos sem discutir ou brigar.

Pequenos Gestos
Um homem pensa que marca muitos pontos com uma mulher quando faz algo de grandioso para ela, como lhe comprar um carro novo ou levá- la em férias. Ele admite que marca menos pontos quando faz algo pequeno, como abrir a porta do carro, comprar-lhe flores ou dar- lhe um abraço. Baseado nesse tipo de contagem de pontos, ele acredita que irá satisfazê-la melhor concentrando seu tempo, energia e atenção em fazer algo de grandioso para ela. Essa fórmula, no entanto, não funciona porque as mulheres contam pontos diferentemente. Os pequenos gestos da rotina tem o mesmo valor de um gesto grandiosos. No somatório final a conta sempre será de 1+1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário