Título: Manual De Persuasão Do FBI
Autores: Jack Schafer e Marvin Karlins
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 256
Classificação: ♥♥♥♥♥O livro escrito por Dr. Jack Schafer, um ex-agente do FBI, e Marvin Karlins aborda dicas para análise comportamental verbal e não verbal, técnicas para causar boa impressão nos primeiros encontros e abordagens para desenvolver relações duradouras. Adorei o livro e a escrita prática e objetiva. As técnicas são intercaladas com algumas histórias e ainda tem um teste pra saber se você consegue analisar o comportamento das pessoas com base no conteúdo aprendido. Sensacional. Abaixo listo os pontos que mais chamaram minha atenção. Leitura extremamente recomendada.
A fórmula da amizade
Amizade = Proximidade + Frequência + Duração + Intensidade
Proximidade é a distância entre você e outro indivíduo e sua exposição a esse indivíduo com o passar do tempo.
Frequência é o número de contatos que você tem com outro indivíduo; duração é a quantidade de tempo que se passa com outro indivíduo.
Duração é a quantidade de tempo que se passa com outro indivíduo.
Intensidade é o quão fortemente você é capaz de satisfazer as necessidades psicológicas e/ou físicas de outra pessoa por meio de comportamentos verbais e não verbais.
Ao trabalhar com esses 4 pilares a probabilidade de conseguir um relacionamento amistoso aumenta exponencialmente.
Scanner territorial
Basicamente nosso cérebro percebe todas as pessoas as pessoas ao redor e automaticamente faz uma classificação:
- essa pessoa pode ser ignorada
- essa pessoa merece ser abordada
- essa pessoa merece ser evitada
Então caso você envie algum sinal errado (consciente ou não) ele será recebido como um sinal negativo ou irrelevante.
________________________________________
Se você fizer alguém se sentir bem consigo mesmo, irá receber o crédito por ajudá-lo a ter essa experiência. As pessoas gravitam ao redor de indivíduos que as fazem se sentir felizes, e tendem a evitar pessoas que trazem dor ou desconforto.
________________________________________
Carranca urbana
Em grandes metrópoles é comum a utilização de expressões fechadas e uma postura mais fria do que o habitual. Em áreas perigosas ou violentas esse padrão comportamental também é uma constante então essa postura acaba sendo uma questão de sobrevivência. O problema é quando não conseguimos desligar esse "mecanismo de defesa" quando chegamos em locais onde não queremos afastar as pessoas, um novo trabalhou ou faculdade, por exemplo. O ideal é ter em mente qual mensagem você quer enviar e se essa postura é a melhor opção de acordo com o seu ambiente.
Sinais amistosos
Os sinais não verbais mais eficientes e que estabelecem uma base positiva no início da interação são os seguintes:
- sobrancelha levantada: rápido movimento pra cima e pra baixo que deve durar um sexto de segundo na primeira aproximação.
- inclinação da cabeça pra direita ou pra esquerda: esse movimento expõem a carótida, ou seja, indicará que a pessoa não se sente ameaçada pela aproximação.
- sorriso real: o ato de sorrir pode colocar as pessoas num humor mais receptivo e relaxado.
A arte de mostrar quem manda no estacionamento
O espaço territorial é uma característica humana e indica a necessidade de manter uma quantidade específica e uma qualidade de espaço para si mesmas.
Em estacionamentos quando chegamos para ocupar uma vaga que tem um motorista se preparando para sair é comum termos que esperar alguns minutos além do comum. E explicação psicológica é que ele é o rei daquele domínio e não irá ceder até se sentir pronto. Curiosamente, as pessoas deixam a vaga mais rápido se ninguém está esperando.
A lei da atribuição equivocada
Quando as pessoas se sentem bem consigo mesmas e não atribuem a sensação boa a uma causa específica, tendem a associar a causa com quem está fisicamente mais perto. Se for você, então a pessoa próxima o valorizará não por algo que você tenha feito, mas por causa da “atribuição equivocada”. Então se você quiser que alguém associe você a boas sensações pode começar a fazer exercícios juntos ou compartilhar refeições para criar esse vínculo e se beneficiar desse fenômeno.
________________________________________
As pessoas gostam de indivíduos que os deixam falar, principalmente quando o assunto são eles próprios. Como notou um escritor desconhecido: “Amigos são aquelas raras pessoas que perguntam como você está e depois esperam para ouvir a resposta”. Sábio conselho!
________________________________________
Não discuta com pessoas irritadas
A irritação dispara a reação “lutar ou fugir”, que prepara o corpo, mental e fisicamente, para sobreviver. O corpo requer vinte minutos para voltar ao normal depois do início desse processo. Em muitos casos, oferecer uma explicação simples pode acalmar a raiva. O ideal é deixar a pessoa se acalmar para só então voltar a discutir o problema, dessa forma a discussão será muito mais produtiva.
O "Então" utilizado com resposta para perguntas objetivas
Exemplo de pergunta: Você foi na academia hoje?
Exemplo de resposta: Então, eu precisei dedicar um tempo para os meus filhos e aí...
O "então" no início de respostas a perguntas do tipo "Sim ou Não" indica que existe uma alta probabilidade de você ouvir uma mentira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário