Final de ano é aquele momento mágico que sentamos para avaliar os últimos 12 meses e pensar em ações de melhoria para o próximo ano. Quem nunca prometeu emagrecer, aprender um novo idioma ou ir pra academia? O problema é quando o ano está quase acabando e todas aquelas promessas ficam perdidas ali em fevereiro ou março. Então que tal encararmos essas promessas por um ângulo um pouco diferente?
Não prometa o mundo!
Um dos erros básicos é prometermos algo extremamente grandioso sem fazer ideia de como alcançar aquele objetivo. Esse tipo de promessa tende a ficar perdida no meio do caminho por um motivo simples: quando você vê que está muito longe de alcançar seu objetivo acaba deixando pra lá.
Defina prazos e metas!
Não adianta ter uma promessa super bacana sem estipular um prazo e não, o prazo não precisa ser dezembro do próximo ano. O motivo é claro: se você for deixar pra verificar em dezembro se você atingiu ou não a meta a probabilidade de você ter alcançado o objetivo é muito baixa.
Seja objetivo!
Não adianta prometer algo absurdamente genérico que, provavelmente, não vai te permitir avaliar se conseguiu ou não alcançá-lo. A meta (seja de ano novo ou não) precisa ser clara ao ponto de você olhar pra ela e saber de imediato se você cumpriu ou não.
Acompanhe os resultados!
Os prazos são importantes e o acompanhamento dos resultados também. Prometeu uma coisa? Defina uma período para verificar e caso os resultados sejam negativos comece a pensar em uma abordagem para dar a volta por cima.
Abaixo um quadrinho simples com alguns exemplos práticos.
Obviamente os itens em laranja devem ser alterados de acordo com suas necessidades mas a ideia é forçar a utilização de prazos simples e fáceis de acompanhar. Então aproveite o final de ano para fazer a diferença: ao invés de inventar uma listinha de promessas sem sentido elabore uma estratégia prática para alcançar seus objetivos. Boa sorte para todos nós! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário