domingo, 6 de outubro de 2013

Insurgente - Veronica Roth

Título: Insurgente, Livro 2
SérieDivergente
Autor:  Veronica Roth
EditoraRocco
Páginas512
Classificação: 4

Insurgente é o segundo livro da série Divergente e começa exatamente aonde o primeiro livro terminou com Tris, Tobias, Caleb e Marcus chegando na sede da Amizade. O grupo precisa pedir ajuda a outra facção com o intuito de descobrirem exatamente o que a Erudição está planejando e como a Audácia está posicionando. Achei muito interessante descobrir detalhes sobre a Amizade, comportamentos e como as pessoas costumam agir nas atividades simples do dia-a-dia. Claro que Tris logo descobre que não estão seguros e precisam fugir novamente em busca de segurança e encontram isso aonde menos esperavam. Nesse livro a relação entre Tris e Tobias é colocada em cheque em diversos momentos, Tris precisa lidar com os segredos e planos de Tobias enquanto ele precisa entender  respeitar o espaço de Tris.

Às vezes, sinto que estou colecionando as lições que cada facção tem a me ensinar e guardando-as em minha mente, como um guia para me virar no mundo. 
Há sempre algo a aprender, sempre algo que é importante entender.

As mudanças políticas se tornam cada vez algo mais real para Tris mas para a jovem os planos de um novo regime político ainda não se encaixa perfeitamente. Sem ter o apoio de Tobias ela acaba tendo que ir atrás dos seus ideias e tomando suas decisões sozinhas em prol do que acha correto. Nesse ciclo conhecemos alguns detalhes da Franqueza e dos Sem-Facção. Tris, como Divergente, precisa ir contra Tobias e a Audácia para conseguir respostas que somente a Erudição tem acesso colocando em cheque a sua lealdade a facção.

 – Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva.

Eu amei esse segundo livro, amei como Veronica Roth detalhou informações sobre a Amizade e Franqueza que foram facções deixadas de lado no primeiro livro, amei o amadurecimento de Tris mesmo com todo o sofrimento  e o fato de não se prender aos ideais Tobias só por ser apaixonada por ele. O ritmo do livro é perfeito e o final é simplesmente avassalador.

Definitivamente recomendo essa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário