quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Divergente - Veronica Roth

Título: Divergente, Livro 1
SérieDivergente
Autor:  Veronica Roth
EditoraRocco
Páginas502
Classificação: 4

Divergente é o primeiro livro da série de mesmo nome, se trata de uma distopia que se passa em uma nova sociedade dividida em facções: Abnegação, Franqueza, Erudição, Amizade e Audácia. Cada facção possui um conjunto de características específicas e seus membros devem seguir exatamente o que se espera deles. Nesse cenário temos  Beatrice Prior, um jovem da Abnegação que nunca se sentiu confortável com o altruísmo e bondade exagerada da sua facção de origem. Quando os jovens completam 16 anos passam por um processo de seleção e  precisam escolher para qual facção querem ir, Beatrice e seu irmão, Caleb, precisam passar por isso. Caleb é totalmente diferente da irmã e sempre se mostrou totalmente adaptado ao estilo de vida simples da Abnegação. O dia da decisão chega e Beatrice tom a sua decisão e aí o livro começa de verdade.

Eu nunca havia sido carregada nas costas por um garoto enorme, ou gargalhado tanto na mesa de jantar que minha barriga doesse, ou escutado o tumulto de centenas de pessoas falando ao mesmo tempo. A paz é contida; isso aqui é liberdade.

A jovem precisa lidar não só com todos os seus medos, dilemas e questionamentos sobre valores morais: ela precisa se manter viva. Nesse novo cenário Beatrice conhece Christina, Al, Will e Quatro, o último é o responsável pelos maiores desafios que ela precisa enfrentar. Aos poucos a personagem vai descobrindo que não é natural todas as dúvidas que possui sobre os valores morais e o fato do seu cérebro não conseguir anular características conflitantes. Beatrice sabe ser bondosa e prestativa, mas também é egoísta e sabe se colocar em primeiro lugar em determinadas situações. Aí está a sua diferença, é exatamente isso que a torna Divergente. É muito interessante acompanhar todas as descobertas de Beatrice sobre um novo estilo de vida até então desconhecido, coisas banais como comer hambúrguer e se olhar no espelho.

– Além disso, Robert, o meu objetivo na vida não é apenas... ser feliz.  
– Mas não seria bem mais fácil se fosse? – diz ele.

Eu me apaixonei pela narrativa da Veronica Roth. Beatrice não é aquela típica mocinha adolescente sem sal, a garota sabe exatamente o que quer. Quatro também é um personagem enigmático e bastante interessante. O livro narra algumas mortes que me fizeram ficar com o coração apertado mas foram mega importantes para o enredo como um todo. Super recomendo a leitura e Insurgente, segundo livro da série, é meu próximo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário