segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Caminhos de Sangue - Moira Young

Série: Dustlands
Título: Caminhos de Sangue, Livro 1
Autora: Moira Young
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Classificação: 3
Caminhos de Sangue é o primeiro livro da série Dustlands de Moira Young. Achei a capa muito interessante até ler uma frase que que menciona a série Jogos Vorazes. Achei meio apelativo no início e, depois que terminei de ler, achei ainda pior. O livro tem uma narrativa bem confusa em alguns momentos e para deixar claro a cultura e o linguajar dos personagens usa termos como "num" e isso me incomodou demais no início da leitura.

A história é sobre Saba, um jovem e simples garota, que mora em um local remoto e solitário com sérios problemas de comida e água. Sua família é composta por Lugh, seu irmão gêmeo, Emmi, sua irmã caçula, e o pai deles. Logo no início do livro Lugh é capturado e aí Saba tem que seguir em frente na busca infinita por seu irmão. E que busca! A garota definitivamente tem garra e uma definição interessante sobre foco.

Choro pela Emmi. Pelo Pai. Pelo Lugh. Por mim.
Pelo que a gente era.
Pelo que foi tirado da gente.
Pelo que a gente perdeu pra sempre. 

Me apaixonei de verdade por Emmi e achei a personagem bem mais interessante que Saba. A heroína da história não me cativou devido a falta de emoção sempre presente e as demonstrações de insegurança e dúvidas. Temos o personagem de Jack, um jovem lutador, que com certeza deu um sabor mais especial ao livro. Além disso tem as Gaviãs livres, um grupo de mulheres independentes lutando por seus ideias e que participam de momentos marcantes.

Se você salvar a vida de alguém três vezes, a vida dessa pessoa é sua. Você salvou a minha hoje. Salva ela mais duas vezes e eu sou todo seu.

Gostei do livro, do ritmo acelerado e da divisão dos capítulos pelos lugares que Saba precisar conhecer na sua busca sem fim. O  livro só prendeu minha atenção na metade da leitura e confesso que boa parte disso foi graças a Jack. O saldo foi positivo, mesmo odiando a forma de escrever e os parágrafos confusos fiquei curiosa para o desfecho de Saba. Quem busca um romance melado nem espere encontrar. O livro é prático, rápido e objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário