quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A Dieta Ideal - Marcio Atalla

Image result for A Dieta Ideal

Título
 
A Dieta Ideal 
Autor: Marcio Atalla
Páginas: 200
Minha Classificação: 4/5


Decidi começar uma leitura um pouco mais "leve" sobre o tema. Recentemente passei a trabalhar de casa e isso acabou dificultando bastante minha eterna luta contra a balança. Esse livro conseguiu prender minha atenção por ter dicas simples e não entrar tão clinicamente no tema. Os autores usam pacientes com exemplo para ilustrar as situações rotineiras e como simples substituições podem fazer uma grande diferença. Abaixo os pontos que mais chamaram minha atenção.


Para a indústria, pessoas felizes e contentes com o próprio corpo não são nada interessantes.


RESTRIÇÃO GERA COMPULSÃO

Essas dietas da moda elegem sempre um vilão:
- açúcar
glúten
carboidratos
- etc

E aí essa dieta sugere que tirando esse alimento você vai emagrecer, ficar linda, ryca e com um tanquinho. O livro fala que quanto mais um alimento for considerado "proibido" provavelmente é nele que a pessoa vai pensar 24h por dias criando uma compulsão. Além disso essas dietas restritivas acabam sendo seguidas nos primeiros dias mas logo depois se mostram complexas e difíceis de serem mantidas. A maioria das pessoas desiste da dieta X, espera algumas semanas e depois acredita que com a dieta Y tudo será diferente. 

COMER DE 3 EM 3 HORAS
"Essa prática faz com que por vezes você coma sem ter fome alguma, apenas por “estar na hora” e não por sentir fome. Toda vez que você come sem fome, entretanto, pode ser considerado um excesso para seu corpo e dificilmente ajudará no seu resultado final."

O MERCADO DE PRODUTO MILAGROSOS
Se você perceber vira e mexe surge um super produto que promete emagrecer milagrosamente. Meia dúzia de gente fala que usa e funciona mas quando você começa a usar acaba frustrado. O motivo é simples? A troco de que alguma empresa vai criar um produto para te vender e perder justamente esse cliente pra sempre? Pensa bem? Um produto eventualmente pode AJUDAR na perda de peso quando usado junto com uma dieta equilibrada e exercício físico mas sozinho não rola.

ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS

  • In natura - alimento do jeito que ele vem da natureza. Ex: frutas e leite.
  • Processado - uma versão modificada do original, mas na qual grande parte do produto natural é mantida. Ex: milho em conserva e o pêssego em calda.
  • Ultraprocessado - sofre uma série de modificações e a inclusão de muitos outros ingredientes (geralmente artificiais) no processo de fabricação. Ex: miojo e biscoitos tipos chips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário