quinta-feira, 6 de julho de 2017

Os 13 Porquês - Jay Asher


Título: Os 13 Porquês
Autora: Jay Asher
Páginas: 256
Minha Classificação: 3/5
 
Após todo o auê em torno da série decidi, finalmente, dar uma olhada no livro. Como já comentei quase nunca assisto séries ou filmes em casa então o livro me pareceu uma ótima saída. Nosso livro conta uma narrativa póstuma (alô Brás Cubas!) de Hannah Baker. O enredo é simples: Clay Jensen, um dos alunos da escola de Hannah, chega em casa e se depara com um pacote cheio de fitas cassete. Ao descobrir um dispositivo e colocar pra ouvir a primeira fita (o autor merece uma salva de palmas pois, boa parte da geração atual, não faz ideia de como ouvir uma fita dessas) Clay se depara com a voz de Hannah contando um pouco da sua história.

Eles queriam nos ensinar o significado de X em relação a Y em vez de nos ensinar melhor a nós ajudar a entender melhor a nós mesmo e aos outros. Queriam nos ensinar quando a Carta Magna foi assinada – não importa o que seja isso –, em vez de discutir controle de natalidade.


A narrativa então vai intercalando entre as gravações de Hannah e os comentários de Clay enquanto ele precisa lidar com todo o drama de ouvir uma menina morta e tenta entender qual é o seu papel naquilo tudo. Hannah, acima de tudo, é uma adolescente típica que, obviamente, precisa lidar com todos os dramas e situações complexas do ensino médio. Já Clay é menino 100% bonzinho, educado, gentil, amado por todos os pais do bairro, etc.  Hannah precisa lidar com todos os boatos, desencontros e situações bem difíceis enquanto Clay fica ouvindo e pensando que poderia ter agido de maneira diferente para evitar a morte de Hannah. Infelizmente qualquer comentário a mais poderia gerar algum spoiler então basicamente a história gira em torno dessa dinâmica.

Minha Opinião


1 - Acho sensacional o fato do livro ter ajudado a trazer esse assunto para as casas, escolas e para a vida dos jovens.

2 - A personagem de Hanna expõe a seguinte lógica: tudo que você faz ou diz vai afetar a vida de alguém o problema é que você nunca sabe o qual é o tamanho do impacto das suas ações. Basicamente uma cadeia de fatos (positivos ou não) afeta a decisão de outras pessoas e isso não é exclusividade de adolescentes. Acho genial o autor usar seu livro pra fazer os leitores começarem a trabalhar com esse mindset.

   Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.


3 - Clay é o personagem mais neutro do livro. Na verdade ele é um mero apoio. Hannah é a estrela, ela é exposta e desmembrada enquanto Clay é o príncipe da Disney sem falhas, erros ou desvios de caráter. Isso me incomodou um pouco na metade do livro pois aparentemente todos os adolescentes da cidade tem um segredo sujo menos o príncipe. Na minha opinião foi a única falha do autor. Clay não precisava ser 100% perfeito.

4 - Indico a leitura. Indico também a discussão desse assunto de uma maneira saudável e franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário