terça-feira, 27 de junho de 2017

Ted Talks Assistidos | 06/2017




Abaixo tem o link e uma breve opinião minha sobre o assunto. A maioria deles tem tradução para português :)


Como grandes líderes inspiram ação

Sou fã do Simon Sinek há um tempo e assistindo essa palestra só reforcei esse sentimento. Simon explica que descobriu a fórmula utilizada por empresas e pessoas que mudaram a forma como vemos o mundo. Basicamente consiste no fato dessas entidades focarem no propósito do que estão fazendo ao invés de focar nos resultados. A Apple, por exemplo, tem todo seu discurso e marketing baseado em reforçar que eles acreditam serem capazes de mudar o mundo com suas inovações. Esse tipo de mindset alcança as pessoas de uma forma muito mais assertiva pois mexe com seus sentimentos e convicções. É muito mais fácil convencer alguém a te seguir por que ele acredita nas suas ideias/produtos/planos do que simplesmente dizer "ei, sou o melhor e mais qualificado nesse ramo, compre comigo!". As pessoas gostam de seguir um propósito e quando uma empresa ou um líder conseguem descobre a forma certa de falar com elas tudo muda de figura.


Do que é feita uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade

Robert Waldinger é diretor de uma pesquisa que acompanha há mais de 70 anos a vida de algumas pessoas. O estudo iniciado na adolescência foi sendo alimentando ao longo dos anos com questionários, exames médicos e entrevistas com um objetivo simples: acompanhar a evolução de cada participante. A conclusão desse estudo indica que no fim da sua vida o termômetro que indica uma boa vida ou uma vida ruim é a qualidade dos seus relacionamentos. Uma pessoa tende a ser mais saudável e com menos riscos físicos e psicológicos quando tem uma rede de contatos e relacionamentos saudáveis. Mesmo que na adolescência e vida adulta muitos busquem riquezas e bens materiais o estudo identificou que aqueles que dedicaram tempo e esforço aos relacionamentos conseguiram alcançar seus objetivos e ter uma vida plena.
Em tempos onde somos obrigados a trabalhar ou nos preocupamos apenas em cumprir obrigações é fundamental parar e refletir sobre a importância de dedicar um tempo para os relacionamentos. Há uns dois meses criei uma agenda simples para marcar mensalmente alguns encontros com as pessoas mais próximas, sempre planejando algo novo, e confesso que me sinto extremamente feliz por ter essa oportunidade.


Nigel Marsh: como fazer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional funcionar


-->Nigel Marsh fala sobre a importância de manter o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e espiritual através de pequenas atitudes na rotina. Traz questões como a ideia errada de que só seremos bem-sucedidos ao morrer com muito dinheiro enquanto perdemos momentos importantes da vida para alcançar esse objetivo. Aborda o fato crucial de que empresa nenhuma ou governo vai se preocupar em ajudar cada um na busca desse equilíbrio. É necessário parar, refletir e começar a construir uma rotina ao redor daquilo que realmente importa. Confesso que já venho tentando otimizar meu dia-a-dia trabalhando com esse mindset. Apenas confirmou que estou no caminho certo.

Saiba seu valor e cobre por ele


-->Casey Brown traz uma reflexão maravilhosa a respeito do quanto recebemos ao trabalhar ou oferecer um serviço pra alguém: ninguém vai pagar o que você vale mas sim o que acham que você vale. No mundo corporativo muitas vezes subestimamos nosso potencial ou apenas deixamos pra lá ao receber um valor menor do que merecemos. A grande questão é que quando você consegue identificar o seu valor e deixar claro para quem te paga os motivos para ajustar esse valor tudo fica mais claro. Se um contratante entende suas qualificações e seu modo de trabalho fica mais claro avaliar seu valor e pagar por ele. Enquanto isso não ficar claro na mente dele o pagamento sempre será inferior ao esperado. Me fez refletir muito sobre minha posição profissional atual e, principalmente, em como é fundamental trabalhar a minha comunicação em relação a esse tipo de assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário