quinta-feira, 4 de maio de 2017

13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem - Amy Morin

 
 
Título: 13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem
Autora: Amy Morin
Páginas: 272
Minha Classificação: 3/5

O que é força mental?
Algumas pessoas tem uma pré-disposição para desenvolver força física, por exemplo, e isso também ocorre com a força mental. Fatores como genética, personalidade e experiências de vida podem ajudar a exercitar essa habilidade. Ao trabalhar essa aptidão é possível colher frutos como aumento da resiliência ao estresse, maior satisfação com a vida e melhor desempenho nas metas definidas.

Motivo 1 - Não perdem tempo se vitimizando
Passar a vida inteira se lamentando de uma situação sem tomar uma atitude para mudá-la é um gasto mental enorme. Essa postura vai gerar loop de insatisfação, mágoa e rancor. Ao perceber que esse tipo de comportamento o ideal é tentar anulá-lo com atividades como aprender algo novo, fazer pequenos gestos de gentileza ou ter um trabalho voluntário. O segredo para mudar esse sentimento é descobrir quais comportamentos serão úteis para se livrar da autopiedade. Trocar o sentimento de vítima por gratidão também é uma maneira de mudar de perspectiva.

Motivo 2 - Não deixam o controle da situação nas mãos de outra pessoa
Depender das outras pessoas e das circunstâncias externas para regular nossas emoções é garantia de frustração. Cada indivíduo precisa lidar com seus problemas/dilemas e esperar que esse alguém ignore seus próprios dilemas para orbitar ao nosso redor é, no mínimo, egoísta. Isso funciona também na via contrária: se alguém nos tratar de uma maneira que não gostamos não fazer nada a respeito concede poder a outra pessoa.



Cada vez que se lamenta sobre quão injusto seu chefe é, mais poder você dá a ele. Cada vez que diz aos seus amigos como sua sogra é controladora, mais poder sobre você dá a ela. Pare de dedicar energia às pessoas se não quiser que elas desempenhem um grande papel em sua vida.


Motivo 3 - Não encaram mudanças como algo ruim
Chefes sem noção, empresas sem perspectiva ou um relacionamento falido. Qualquer uma dessas situações provavelmente desperta uma lista de sentimentos péssimos mas muita gente se mantém preso nesse cenário por medo de mudanças. A longo prazo a frustração aumenta tanto que fica difícil seguir em frente.

Existem também mudanças um pouco mais pontuais que também são postergadas por medo ou preguiça de dedicar um tempo na criação de novos hábitos. Por exemplo:
- fazer exercícios físicos
- regular as horas de sono
- beber mais água ao longo do dia
- passar mais tempo com os filhos

Se uma pessoa não faz essas coisas mas gostaria de fazer é importante ter em mente que sem uma estratégia clara para mudar seu comportamento é praticamente impossível progredir.

Motivo 4 - Não perdem tempo pensando em coisas que não podem controlar
 Tentar controlar tudo é um desperdício de tempo e energia mental além de aumentar a ansiedade. Não podemos obrigar as pessoas a fazerem as coisas do nosso jeito e nem temos poderes sobre o trânsito ou clima. Ao parar de tentar controlar todos os aspectos da sua vida é possível se dedicar às coisas que pode controlar. Ao mudar essa perspectiva é possível ter mais felicidade, relacionamentos melhores, menos estresse e mais sucesso.

Motivo 5 - Não tentam agradar todo mundo
 As pessoas que tentam agradar a todos são facilmente manipuláveis por motivos óbvios. Uma coisa é ajudar alguém pontualmente ou se programar para ajudar alguém, outra coisa completamente diferente é aceitar tudo que te pedem e ignorar outras prioridades na sua vida apenas para ser considerado "bonzinho".

Motivo 6 - Não tem medo de correr riscos
Qualquer tomada de decisão envolve riscos seja mudar de apartamento ou trocar os filhos de escola. A questão é não se deixar cegar pelos riscos/medos analisando com cuidado cada situação. Se mudar de apartamento vai te fazer chegar mais cedo no trabalho mas só existem imóveis disponíveis em uma área pouco movimentada é necessário avaliar o custo de assumir um risco. Infelizmente quase sempre avaliamos os riscos com base nas emoções e não em dados reais por isso é necessário uma análise mais profunda.

Motivo 7 - Não ficam presas ao passado
Lembrar de um erro que seu marido cometeu em 3 de abril de 2010 e ficar brava com ele além de irritante é bastante incoerente. Perder tempo com situações que ocorreram nos impedem de viver o presente e, o principal, nos cegam para o futuro. Estudos indicam que nossas lembranças são moldadas conforme nossa visão e não ao que de fato ocorreu.

Por exemplo:
Imagine um casal que namorou durante alguns anos do ensino médio
10 anos se passam

O homem romantiza o relacionamento acreditando que seria mais feliz se tivesse com aquela pessoa.
A mulher tem lembranças péssimas das atitudes do cara e prefere nem se lembrar dessa época da sua vida.


Motivo 8 - Não cometem o mesmo erro N vezes
Para evitar a repetição de um erro é necessário passar algum tempo estudando-o. Deixe de lado sentimentos negativos que possa ter, reconheça os fatores que o levaram a dar um mau passo e aprenda com isso. Procure uma explicação, mas não uma desculpa. Por exemplo: se você prometeu não comer doces a noite mas acaba sempre cometendo o mesmo erro cogite dificultar o acesso ou até mesmo fazer outra atividade no horário que você mapeou como "a hora do doce".

Motivo 9 - Não se incomodam com o sucesso alheio
Quanto mais tempo gastar se preocupando com as conquistas dos outros, menos tempo terá para trabalhar em direção às próprias metas.

Motivo 10 - Não desistem depois do primeiro erro
A maioria dos talentos pode ser cultivada pelo esforço então se você decide praticar um esporte novo ou aprender um novo idioma provavelmente terá problemas no início mas se persistir em médio prazo terá resultados positivos. A determinação é mais importante que o QI, por exemplo. O QI de uma pessoa não prevê muito bem se ela será ou não bem-sucedida. Já a determinação, definida como perseverança e paixão por um objetivo de longo prazo, é um modo mais exato.

Motivo 11 - Não evitam ficar sozinhas
As vezes nos cercamos de pessoas, atividades e programações e esquecemos que a solidão é necessária. Na correria da rotina dedicar um tempo para pensar e refletir é fundamental.


Mas estar sozinho não significa necessariamente estar solitário. Na verdade, muitas pessoas se sentem solitárias quando estão cercadas por outras, numa sala lotada. Solidão é perceber que não há ao seu lado ninguém que se preocupe com você. Estar sozinho, por outro lado, é fazer a escolha consciente de estar só com seus pensamentos.

Motivo 12 - Não sentem que o mundo lhes deve alguma coisa
A maioria de nós foi criada por uma família preocupada em nos proteger e garantir nossa felicidade. O problema é que ao atingir a vida adulta alguns ainda seguem pensando que merecem ser mais feliz por N motivos.



Não há um poder superior ou qualquer pessoa na Terra que assegure que todos os seres humanos tenham uma chance justa e igual na vida. Alguns têm mais experiências positivas do que outros. A vida é assim, mas isso não significa que lhe devem alguma coisa só porque você teve um caminho difícil.
 
Motivo 13 - Não esperam resultados imediatos

Resoluções de ano novo são belos exemplos de desistências após um curto prazo de tempo. Nossa mente está tão acostumada a rapidez tecnológica que cogitar demorar meses para mudar um hábito parece absurdo. Algumas pessoas tentam pegar atalhos mas quase sempre encontram problemas pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário