terça-feira, 25 de abril de 2017

O ponto de equilíbrio - Christine Carter

Título: O ponto de equilíbrio
Autora: Christine Carter
Páginas: 256
Minha Classificação: 4/5

A capa desse livro foi o que mais me chamou atenção e fiquei extremamente feliz com a leitura! A autora aborda as dicas, exemplos e situações de maneira bastante amigável e fazendo comparativos com situações vividas por ela. Abaixo destaco os itens que mais chamaram minha atenção.

A fórmula básica para sentir o gosto de força e tranquilidade com mais frequência:

Faça um Intervalo + Ligue o Piloto Automático + Livre-se das Amarras + Cultive Relacionamentos + Tolere Algum Desconforto = O Ponto de Equilíbrio

Faça um Intervalo
Todos precisamos de diversão e, obviamente cada um terá uma fonte específica. Quando nos permitimos rir e tirar prazer das pequenas coisas a vida fica muito mais leve. Trabalhar 18 horas diárias e chegar exausto pode parecer produtivo mas a médio prazo provavelmente vai gerar mais problemas do que lucros. Se permitir parar, relaxar e curtir a vida não é luxo e sim um dever.



“No fim das contas, tudo morre, e cedo demais. O que você pretende fazer com sua única, preciosa e selvagem vida?” [Mary Oliver]

Gratidão
A gratidão é uma habilidade, como aprender a falar alemão ou jogar bola. Pode ser ensinada e precisa ser exercida de maneira consciente e deliberada. Mas, diferentemente de aprender uma língua, praticar gratidão pode ser muito simples. Basta enumerar as coisas pelas quais você se sente grato.

Eu criei esse hábito uns meses atrás. Todo dia de manhã, no caminho para o escritório, dedico um tempo para agradecer pelas coisas boas que aconteceram nas últimas 24h. Me sinto muito mais disposta e animada para enfrentar um dia de trabalho além de parar de reclamar por coisas pequenas. Existem centenas de exercícios de gratidão, vale a pena procurar!

Hábitos
 Quando transformamos algo em hábito, liberamos o centro de força de vontade do cérebro para focar na estratégia do jogo, na solução para um problema, na realização do nosso trabalho mais importante.

Quando automatizamos determinadas tarefas fica muito mais fácil passar por elas e seguir em frente. O mais bacana é que quase qualquer coisa pode ser transformada em hábito. Por exemplo, o hábito de fazer execício pela manhã pode ser desenvolvido até ser algo tão automático quanto escovar os dentes ao acordar. Tudo é uma questão de prática, comprometimento e disciplina.

Estímulos sucata
Na nossa rotina recebemos centenas de informações completamente irrelevantes que no início aparentam ser divertidos mas depois tornam-se exaustivos. Quando aprendemos a filtrar esses estímulos criando barreiras fica muito mais fácil. Da mesma forma barulhos irritantes e desorganização também geram estímulos físicos prejudiciais. O importante é definir estratégia para diminuir o impacto na sua vida. Por exemplo:
- limpa uma gaveta por dia, religiosamente, até que todos os objetos em sua casa tenham um lugar específico
- de X em X tempos fazer uma avaliação dos itens que podem ser doados
- se sua casa, ou lugar de trabalho, é barulhenta, coloque para tocar uma música tranquila ou ligue uma fonte de ruído branco



A anatomia de um hábito: O seu cérebro não distingue os bons dos maus hábitos. Uma vez que o hábito é formado, o caminho neural que o controla – assim como o código de software que faz funcionar nosso aplicativo favorito – passa a existir em nosso cérebro para sempre. Por isso é tão difícil largar os hábitos, mesmo aqueles que sabemos serem prejudiciais. Mas também é a razão pela qual, quando formamos um bom hábito, como caminhar pela manhã, o comportamento fica estabelecido e saímos porta afora sem nem pensar a respeito.
 
Vício moderno
Existe algo de gratificante em passarmos o tempo todo vendo os e-mails e as redes sociais. A distração é prazerosa, pois nos dá o que os pesquisadores chamam de “Reforço em Razão Variável”. Em outras palavras, somos atraídos pelo celular do mesmo modo que somos atraídos pela máquina caça-níqueis. Nunca sabemos quando vamos receber uma mensagem legal ou boas notícias, então continuamos verificando. Centenas. De vezes. Ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário