terça-feira, 18 de abril de 2017

100 Segredos das Pessoas Felizes - David Niven

__________________________________

Título: 100 Segredos das Pessoas Felizes
Autor: David Niven
Páginas: 156
Minha Classificação: 5/5
__________________________________
A leitura desse livro foi bem rápida e o autor conseguiu resumir em capítulos curtos dicas, exemplos práticos e informações bastante relevantes sobre o tema "felicidade". Gostei demais do conteúdo e da forma dinâmica como o autor abordou cada um dos itens. Abaixo descrevo um pouco dos segredos/dicas que eu mais gostei.  

Aprecie as tarefa e facilidades da sua vida
Na correria da rotina acabamos esquecendo de apreciar as coisas pequenas que fazem uma diferença enorme na nossa vida. Quando acordamos no conforto da nossa cama, preparamos nosso café da manhã ou seguimos para um exercício físico que gostamos nem sempre paramos para pensar que milhões de pessoas não tem nenhum desses luxos.

Bens materiais são apenas coisas
Um imóvel, um carro ou a quantia que temos no banco devem ser encarados como o que de fato são: coisas. No fim da sua vida olhar pra trás e ver seu saldo bancário provavelmente não será tão útil quanto ter o amor e a admiração das pessoas que você amou a vida inteira.

Ter um propósito de vida
Cada ação/reação nossa impacta a vida de outras pessoas mesmo que indiretamente. Quando decidimos agir com o intuito de trazer um impacto positivo na vida de outras pessoas conseguimos definir um propósito. Particularmente acredito que isso pode ser feito em diferentes escalas. Se como mãe o seu propósito pode ser criar e educar o seu filho para ajudá-lo a ser um ser humano melhor. Como professora  o seu propósito pode ser dar todo o apoio intelectual para as crianças terem um futuro melhor. Como voluntário em uma ONG o seu propósito pode ser ajudar animais abandonados. Independente da escala, se o seu desejo for ajudar alguém você tem um propósito incrível de vida.


A felicidade consiste em aproveitar os relacionamentos que temos, sem forçá-los a alcançar um padrão artificial ou compará-los com a vida e os amores de outras pessoas.
 
Desligar a televisão
Depois que a Netflix apareceu na minha vida aboli quase que em 100% o tempo que fico na frente da TV. Muita gente liga a TV e começa a assistir coisas que nem são do interesse dela apenas pelo hábito. O problema é: horas na frente da TV são tão benéficas quanto ler um livro, fazer um exercício físico ou simplesmente conversar com um amigo? Sem contar que a TV tem o poder de nos fazer perder a noção do tempo, ou seja, 20 minutinhos acabam virando horas na frente do aparelho.

Ter objetivos claros
Se não conseguirmos entender o motivo pelo qual estamos fazendo uma atividade e qual é o objetivo final disso fica muito difícil apreciar essa atividade.
 

Exemplo:
SE você quer tirar a carteira de habilitação
ENTÃO terá aulas teóricas
ENTÃO terá aulas práticas
ENTÃO terá que repetir N vezes alguns movimentos para conseguir passar na prova


Isso se aplica a qualquer objetivo da vida, seja casar, ter um diplomar ou dar uma volta ao mundo. Se objetivos claros nossas ações são automáticas e passamos a ter uma vida sem rumo.

Identificar os conflitos insolúveis
Infelizmente nem todos os problemas do mundo possuem uma solução OU podem ser resolvido por nós. Gastar energia e tempo diante desses problemas trará apenas frustração. Então diante desse tipo de situação o melhor é avaliar que ações você pode tomar para amenizar a situação.


Você não é o tamanho da sua conta bancária, o bairro onde mora, a roupa que usa ou o tipo de trabalho que faz. Você é, como todo mundo, uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações.

Se divertir
A rotina as vezes nos sobrecarrega de tal forma que fica difícil respirar e dedicar um tempo as coisas que nos fazem feliz. Seja qual for a sua fonte de diversão é importante alocar um tempo para isso. Muitas vezes pensamos "nossa, eu poderia dedicar esse tempo a algo mais importante" e esquecemos que sorrir, se divertir e esquecer os problemas é tão importante quanto uma planilha excel.

Entenda que a satisfação completa não existe
Após alcançar um Objetivo X o próximo passo sempre é:
a) incrementar esse objetivo
b) traçar um novo objetivo

Exemplos:
- casar
- se formar
- ser promovido
 

Sempre que chegamos no "ponto final" temos que traçar uma nova rota e dedicar os esforços para esse novo ponto. Embora Hollywood tente nos fazer engolir o "felizes para sempre" na prática o "para sempre" dura, no máximo, alguns dias. Ter em mente que tudo pode ser melhorado, incluindo as nossas conquistas, dá uma perspectiva completamente nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário