quarta-feira, 22 de março de 2017

Mês 0 | Minha rotina pode ser mais produtiva?


O livro "O que realmente importa", entre outras coisas, me fez pensar sobre como eu estava organizando minha rotina. Basicamente eu queria saber se:
ü  Minhas atividades poderiam ser otimizadas
ü  Se era válido trocar o horário de alguma coisa
ü  Se eu deveria restringir o tempo dedicado a alguma atividade

Para conseguir ter algum tipo de métrica e não ficar apenas no "achômetro" decidi trabalhar com a seguinte estratégia:

ü  Medir o tempo gasto em todas as minhas atividades durante uma semana
ü  Analisar o resumo disso e avaliar a necessidade de otimizar ou alterar algum item
ü  Definir objetivos simples e claros e, durante um mês, colocar em prática
ü  Após esse mês voltar a pedir o tempo gasto e avaliar novas necessidades    


Medir o tempo


Decidi usar o Toggl pelos relatórios (mega fofos!) que a ferramenta gera. Obviamente tem uma centena de apps e sites que te ajudam a medir o tempo gasto então fica a critério de cada um. Eu fazia o seguinte:

ü  Anotava a data de início/fim de cada atividade macro em um app de texto qualquer
ü  No Toggl fazia o input manual dessas "macro-atividades*" setando a data/hora de início/fim e categorizando as atividades

*macro-atividades = atividades de rotina sem entrar em um grau de detalhe enorme

Eu JAMAIS conseguiria mapear, por exemplo, quanto tempo gastei escovando o dente ou almoçando então pra não abandonar de vez decidi registrar apenas macro-atividades da minha rotina que consiste em:

ü  work - tempo no escritório ou em casa dedicado ao trabalho
ü  organização pessoal - me arrumando, preparando minha agenda, tudo que faço antes ou depois de voltar do trabalho
ü  sleep
ü  trânsito
ü  mexendo no celular
ü  academia
ü  usando computador

Imagino que, no próximo mês, eu possa cogitar entrar no nível de detalhe para identificar outras necessidades.
  
Depois disso eu conseguir ver o resumo de quanto tempo dediquei em cada atividade nos relatórios do Toggl que são lindos! Olha só:

Digo novamente: isso funcionou comigo mas cabe a você avaliar o que funciona melhor. Não adianta dizer que vai mapear o tempo em cada atividade e começar a chutar intervalos de tempo. A ideia é encontrar a ferramenta que vai te ajudar a REALMENTE mapear isso sem te deixar com preguiça. 

Analisar dados e avaliar necessidades

Dediquei algumas horas na análise de cada um dos tempos que eu mapeei. Batendo o olho rápido já dá para ver coisas óbvias como:

ü  Eu trabalho mais do que durmo (!)
ü  Passo muito tempo no trânsito e, atualmente, uso esse tempo apenas para ler livros que não são da minha área (ficção e não ficção)
ü  Demoro MUITO pra me arrumar antes de sair de casa
ü  Quanto mais cedo vou para o escritório menos tempo perco no trânsito.
ü  Passo mais tempo dedicada 100% ao celular do que na academia
ü  Fico muito tempo no celular a noite mesmo estando o dia inteiro com ele na mão

Com isso em mãos eu consegui insumo para a próxima etapa. Essa análise precisa ser feita com calma e até reflexão para entender o motivo de cada coisa. Por exemplo: dormir menos só para ficar no celular não compensa e afeta meu dia mas eu jamais perceberia isso sem não cronometrasse isso.


Definir objetivos

Decidi traçar objetivos factíveis para começar a brincadeira. Não adiantaria colocar algo mega complexo que eu acabaria desistindo. Optei por trabalhar 1 mês nos seguintes objetivos:

ü  Ir pra academia mais cedo (6h) pra conseguir chegar mais cedo no escritório
ü  No final de semana montar 5 looks e deixá-los organizados para, durante a semana, só pegar a roupa e não perder muito tempo escolhendo
ü  Na hora de dormir colocar o timebox de APENAS 30 min usando o celular
ü  Aproveitar as horas no trânsito para estudar ou aprender algo focando na minha carreira


E como me “forçar” a conseguir esses objetivos?

Decidi usar as ferramentas que eu amo e funcionam muito bem comigo. Obviamente existem outras opções tão boas ou melhores. Pra controlar esse fluxo decidi fazer o seguinte:

1 - No IFTTT criei uma regra para os seguintes objetivos:


2 - Essas regras rodam todos os dias úteis e criam automaticamente tasks no meu Todoist
Então cada item desse é obrigatório exceto em casos extremos. 
A regra é simples:

ü  se eventualmente tenho uma reunião e tenho que ir a noite pra academia, ok
ü  como esse item é obrigatório eu posso previamente sugerir mudar o horário da reunião para não precisar mudar minha programação
ü  se não rolar, paciência, é apenas um caso isolado

Avaliando resultados

Minha ideia é, depois de um mês, sentir uma mudança na minha rotina. Basicamente espero criar os seguintes hábitos:

ü  Malhar mais cedo para chegar mais cedo no escritório
ü  Diminuir o tempo que levo pra sair de casa
ü  Ter mais horas de sono do que horas de trabalho
ü  Dedicar 1/2 das horas no trânsito lendo/estudando algum conteúdo específico da minha área

Agora é focar nesses itens e tentar melhorar cada vez mais a minha rotina :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário