terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A eclosão do Twitter - Nick Bilton

TítuloA eclosão do Twitter
AutorNick Bilton

EditoraPortfolio-Penguin
Páginas310
Classificação
PlaylistSleeping At Last - Saturn

Nesse livro Nick Bilton, jornalista do New York Times, narra a história de quatro amigos que passaram de engenheiros de programação nerds a criadores do Twitter, uma empresa que, sem imaginar, acabou mudando a forma como o mundo se comunica. Nick narra a história com base em informações de ex-funcionários, postagens no próprio Twitter e e-mails corporativos. Abaixo os detalhes que mais chamaram minha atenção ao longo dessa leitura fascinante que envolve ego, sorte e genialidade.


Os 4 fundadores

Evan Williams - Fundador do Blogger e apaixonado pela liberdade de expressão. Em uma situação econômica cada vez mais complicada EV decidiu vender o Blogger para o Google por algumas dezenas de milhões de dólares. Ev trabalhou lá durante alguns meses mas a experiência não foi das melhores. Demorou pouco tempo para ele perceber duas coisas: o corporativismo era extremo e o único interesse Google era colocar anúncios nos blogs. Quando se deu conta que não poderia mais fazer a diferença Ev decidiu ir embora do gigante empresarial.

________________________________________

Ele estava determinado a ver o Blogger crescer, a permitir que qualquer pessoa com um computador pudesse publicar o que desejasse com apenas um clique. Queria perturbar o mundo da comunicação. Perturbar o mundo em geral. Uma coisa de cada vez.
________________________________________

Noah Glass  - Quando descobriu que o cara estampado na capa da Forbes após um acordo milionário era seu vizinho Noah se empolgou. Apesar de completamente diferentes Ev e Noah começaram uma amizade. Apesar de Ev insistir para não misturar amizade com negócios Noah tinha um projeto envolvendo um novo áudio-blog. Sem rumo após a venda do Blogger e sem um futuro muito claro Ev concordou investir na empresa de podcasting de Noah mas com uma condição: queria ser o CEO. Assim a Odeo foi criada e, aos poucos, foi ganhado forma.

________________________________________

Não se tratava apenas de compartilhar a música que você estava ouvindo ou de dizer onde você estava naquele momento; o negócio era conectar as pessoas e fazer com que elas se sentissem menos sozinhas. Teria de ser uma tecnologia que amenizasse o sentimento de solidão de toda uma geração quando olhava para a tela do computador.
________________________________________

Jack Dorsey - Quando viu Ev entrando em uma cafeteria Jack acreditou que era um sinal divino e decidiu enviar seu currículo para a Odeo. Após uma entrevista relativamente simples Jack foi contratado e acolhido pela pequena equipe formada por desenvolvedores ex-hacktivistas.

________________________________________

O Twitter havia sido construído como um pequeno barco a remo, projetado para transportar algumas pessoas através de um lago; agora a mesma embarcação estava sendo usada para transportar um número muito maior de passageiros como se fosse um transatlântico cruzando o oceano.
________________________________________

Biz Stone - Após ser contratado para trabalha no Blogger a amizade com Ev cresceu. Assim como seu chefe Biz não se adaptou a cultura do Google então depois que Ev saiu não demorou muito para perceber que não se adaptaria lá. Ev fez suas ligações e, por fim, levou Biz para a Odeo. Acolhido por uma cultura totalmente diferente e ao lado do seu amigo Biz se sentiu em casa.

O início
A ideia de postar um “status” no computador surgiu em 1997, quando a AOL lançou um serviço de mensagens instantâneas. Basicamente disponibilizaram uma ferramenta para colocar uma "mensagem de ausência" para o usuário informar se estava ocupado, em reunião, etc. Rapidamente os usuários viram ali a possibilidade de colocar frases engraçadas, trechos de música ou textos avulsos. Nerds, como Jack e Noah, logo começaram criar mensagens de ausência contando aos outros a música que estavam ouvindo. Em uma noite de bebedeira Jack compartilhou com Noah que essa ideia de "status" poderia funcionar e Noah percebeu que isso seria uma forma de se sentir menos só ao saber o que as outras pessoas estavam fazendo. Com o trabalho envolvendo podcasting sem grandes retornos Ev ouviu a ideia dos dois e acreditou que poderiam trabalhar em cima disso. Foi Noah Glass que folheou o dicionário até encontrar um nome para o projeto. Enquanto Ev tentava arrecadar dinheiro para a Odeo Noah estava querendo encontrar o melhor nome. Por fim encontrou o verbo perfeito. Twitter: Leve trinado produzido por algumas aves; piar, chilrear. Som semelhante, especialmente leve, fala ou riso trêmulo.

O funcionamento
No dia 21 de março de 2006, às 11h50, Jack tuitou a primeira atualização oficial do Twitter: “Configurando meu Twttr”. Basicamente o texto era enviado por SMS e, ao seguir outro usuário, você recebia as atualizações dele. Todos os funcionários da Odeo se viciaram no funcionamento e Noah, totalmente empolgado, acabou compartilhando a novidade em uma festa no Vale do Silício. O fundador da Odeo não poderia imaginar que essa atitude impulsiva seria o início de uma série de divergências que não acabariam bem pra ele.

________________________________________

O Twitter continuava a comprimir o tempo, transmitindo informações com mais rapidez que outros veículos que estavam no ramo havia mais de um século. Quanto maior o número de pessoas assinando o serviço, mais rápido ele era.
________________________________________

Problemas e conflitos
Não demorou muito para os problemas surgirem. Embora revolucionária a ferramenta não tinha sido capaz de gerar renda. Apesar de receber investimentos os fundadores precisavam lidar com gastos altíssimos para a pagar às operadoras de telefonia celular dezenas de milhares de dólares em contas de SMS. Além disso existia um problema de infraestrutura crítico e o site muitas vezes não conseguia dar vazão ao volume tão grande de dados. Os desenvolvedores precisavam monitorar o sistema 24h por dia e levantá-lo toda vez que ele caía. Com uma crise de liderança séria a empresa se mostrava cada vez mais sem rumo e direção. Os investidores obviamente não estavam satisfeitos com a situação.

Curiosidades
- Os funcionários do Twitter viviam tão ocupados tentando manter o site ativo que começaram a eliminar aplicativos, em vez de acrescentar novos. Os usuários viciados resolveram atacar a falta de novos recursos com as próprias mãos e dois novos caracteres começaram a aparecer no fluxo de mensagens os símbolos @ e #.
- A baleia exibida quando o site caía foi chamada de Fail Whale, em 2008 1,4 milhão de pessoas usaram o Twitter ativamente, enviando mais de 365 mil tuítes. A Fail Whale aparecia quase de hora em hora. Algumas quedas duravam poucos minutos, outras duravam mais de um dia.
- Apenas em 2008 descobriram que o Twitter não possuía um sistema de backup, ou seja, se a base de dados caísse tudo seria perdido completamente.
- Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tentou comprar o Twitter pelo menos duas vezes sem sucesso. As duas redes sociais acabaram entrando em conflito quando o Twitter desenvolveu uma funcionalidade que permitia seguir no Twitter os seus amigos do Facebook.
- Em 2009 o Servidor Oprah foi criado. Ev foi convidado no programa da Oprah Winfrey e o medo do site sobrecarregar diante de 7 milhões de espectadores fez a equipe pensar em um plano de guerra. Um servidor inteiramente dedicado a Oprah foi criado, um Twitter só para ela, o que garantiria que, mesmo que o site caísse durante o programa, a conta de Oprah continuaria ativa. A apresentadora pouco habituada com tecnologia precisou da ajuda de Ev para enviar seu primeiro tuíte.
- Alguns dias antes o perfil da CNN e do ator Ashton Kutcher participaram de uma disputa bastante divulgada na mídia para definir qual seria a primeira conta do Twitter a ter 1 milhão de seguidores. Kutcher ganhou.
- Apenas em 2009 eles conseguiram receita. Graças a um acordo com Google e Bing para colocar os tuítes nos mecanismos de busca eles receberam 25 milhões.
- Em 2010 o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, foi até o escritório do Twitter para enviar o seu primeiro tuíte. Contudo havia o velho problema de infra conhecido. No auge da onda, mais de 20 mil pessoas se cadastraram no Twitter em uma única hora. O site era uma bomba-relógio. Quando o presidente pisou no escritório o pior aconteceu: o site caiu. A equipe tentou enrolar o presidente por algum tempo e, por pura sorte, conseguiram levantar o site a tempo do presidente enviar sua primeira mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário