terça-feira, 25 de outubro de 2016

Baía da Esperança - Jojo Moyes

TítuloBaía da Esperança
Autora: Jojo Moyes
EditoraIntrínseca
Páginas301
Classificação
Playlist: Pulchra - At the End of Times

Liza e Hanna vivem de Silver Bay, uma pacata cidade litorânea da Austrália, cujo a maior atração turística é a observação de baleias e golfinhos. Kathleen é a tia de Liza e acolheu a sobrinha após um terrível acidente que aconteceu do outro lado do mundo. Dona do hotel Baía da Esperança e uma mulher de fibra Kath se compromete a proteger sua sobrinha e a filha dela. Desde então Liza e Hanna se escondem na tranquila cidade e levam uma vida agradável tentando esquecer o passado.

Mike Dormer é sócio de uma empresa de investimentos e identifica Silver Bay como um ótimo local para construir um resort de luxo, com direito a esportes radicais e todo tipo de ostentação. Sua noiva, Vanessa, é filha do seu chefe e os dois precisam lidar com os preparativos finais do casamento quando Mike precisa arrumar suas coisas, deixar Londres pra trás e ir para Silver Bay. Ao chegar no lugar Mike se sente isolado e, com a ajuda de Kath, começa a interagir com os donos de barco que costumam ficar até tarde da noite no hotel conversando sobre banalidades. Liza chama a atenção de Mike mesmo sendo pouco comunicativa e extremamente direta. De uma forma estranha Mike se vê fascinado por aquela mulher que não dá a mínima pra ele.

________________________________________

Quem sabe dentro de todos nós exista uma necessidade perversa de chegar perto do que tem capacidade de nos destruir.
________________________________________

Obviamente a população começa a entender os malefícios ambientais que a construção do resort pode causar e Liza vê que o seu refúgio que a protege do passado não será seguro num futuro próximo. Aos poucos Mike começa a entender todo o impacto que aqueles moradores terão que enfrentar assim como todo o mal que pode ter feito para Liza e Hanna. Após um desentendimento com Vanessa ele começa a avaliar sua situação para ajudar Silver Bay e proteger Liza. Aos poucos ele começa a entender que todo o dinheiro que ganharia não seria páreo para o sentimento de proteção que ele sente pelas duas.

________________________________________

O mar causava isso nas pessoas: viver tão próximo de uma coisa sobre a qual não temos controle às vezes nos torna fatalistas.
________________________________________

Que história linda. Sou fã da Jojo há tempo mas sempre me surpreendo com sua forma de escrever melancólica e, ao mesmo tempo, extremamente doce. Liza é uma personagem enigmática até o último fio de cabelo e se mostra uma mulher de fibra e com um passado difícil. Kath e Mike também são cativantes de uma maneira deliciosa. Amei a história, os mistérios e o desfecho. Um livro incrivelmente bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário