terça-feira, 7 de junho de 2016

Trabalhe 4 Horas por Semana - Timothy Ferriss

TítuloTrabalhe 4 Horas por Semana
AutoraTimothy Ferriss
EditoraPlaneta do Brasil
Páginas
320
Classificação


Esse livro estava na minha fila há muito tempo. O que mais me impactou na leitura foi a simplicidade e até mesmo o deboche do autor com alguns questionamentos que as vezes passam pela nossa cabeça e que, na verdade, são imposições culturais que de fato não fazem o menor sentido. O ponto forte do livro pra mim foi esse: fazer o leitor refletir sobre o conceito de felicidade e propósito. O autor além de trazer a reflexão te força a sair da zona de conforto e ainda informa dezenas de ferramentas e empresas que podem te ajudar no caminho para conseguir trabalhar menos e manter uma renda razoável. O mais bacana é pensar em questões como:

- Preciso mesmo de muito dinheiro pra ser feliz?
- Adianta me matar trabalhando 80h semanais por uma promoção ou aumento que só vai chegar daqui a meses ou anos?
- Preciso adiar meu conceito de "feliz pra sempre" para a aposentadoria?
- Por que não realizar meus sonhos de conhecer um lugar diferente ou passar mais tempo com a família ao invés de me enfiar no escritório para fazer dinheiro para outra pessoa?

Certamente não terminei de ler o livro com a decisão de largar tudo e virar nômade mas a grande sacada é refletir sobre o modo automático de produtividade e como devo me policiar para não entrar nesse ritmo sem um objetivo absolutamente claro seja fazer uma viagem, visitar um parente ou aprender um idioma novo. Abaixo alguns trechos bem interessantes. Leitura super recomendada.

==================
Definamos "preguiça" novamente - suportar uma existência não-ideal para deixar as circunstâncias ou que os outros decidam sua vida por você, ou amealhar uma fortuna enquanto passa pela vida como um espectador, vendo-a da janela de um escritório. O tamanho de sua conta bancária não afeita isto, bem como o número de horas que você passa checando e-mails inúteis ou detalhes desimportantes. Foque-se em ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado.

A Lei de Parkinson diz que uma tarefa aumentará de importância (a sua percepção de) e de complexidade em relação ao tempo alocado para sua realização. É a mágica do prazo iminente. Se eu lhe der 24 horas para completar um projeto, a pressão do tempo força-o a se concentrar na execução e você passa a não ter escolha a não ser fazer apenas o que é estritamente essencial.

Minha forma de driblar visitantes era colocar fones de ouvido, mesmo que não estivesse ouvindo nada. Se alguém se aproximasse, apesar dos fones, eu fingiria estar no telefone. Colocaria um dedo sobre os lábios, diria algo do tipo: "Estou na escuta", e então diria para o microfone: "Você pode aguardar um segundo?". Em seguida, viraria para o invasor e perguntaria: "Olá, o que posso fazer por você?". Não deixaria que ele "passasse aqui depois", mas o forçaria a adiantar o assunto, em não mais do que cinco segundos, e depois me mandar um e-mail se for necessário.

Aprenda a imitar qualquer boa criança: "Só essa vez! Por favor!!! Eu prometo fazer X!". Os pais caem nessa porque as crianças ajudam os adultos a se enganar. Também funciona com chefes, fornecedores, clientes e também com o resto do mundo.

Eu não viajei durante 30 anos da minha vida - então por que não?
E É PRECISAMENTE isso o que todo mundo deveria se perguntar - por que diabos não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário