terça-feira, 12 de abril de 2016

O Projeto Rosie - Graeme Simsion


TítuloO Projeto Rosie
AutoraGraeme Simsion
EditoraRecord
Páginas
319
Classificação
Playlist: Jason Mraz  - Details in the Fabric

O livro começa narrando as dificuldades do geneticista Don Tillman em se relacionar com as pessoas, sendo um professor de uma universidade renomada da Austrália, 39 anos, corpo devidamente sarado ele percebe que precisa arrumar logo alguém. Don é completamente metódico, toda sua vida é organizada e gerenciada para que o tempo não seja desperdiçado e que cada ação tenha um objetivo simples e claro. Ele conta com Gene e Claudia, um casal de psicólogos (e seus únicos amigos), para pensar em uma solução até que finalmente cria o Projeto Esposa. 

Com um questionário complexo Don começa sua busca pela parceira ideal, ou seja, que não fume, não beba, que não coma qualquer coisa esquisita, entre tantas outras peculiaridades que para ele são a chave para um relacionamento perfeito e uma união tranquila. O grande problema é que Don não sabe se comportar em determinadas situações e nem se expressar corretamente devido a um problema de configuração, como ele mesmo diz. E então, no meio dessa busca, Rosie aparece no escritório dele após uma indicação de Gene. Rosie não consegue atender a nenhum dos requisitos do questionário e Don logo percebe que ela com certeza não poderia seguir em uma relacionamento sério. Contudo isso não o impede de ajudá-la com seu próprio projeto que vai abrir para Don uma gama de oportunidades de ver a vida através  de outro ângulo, fazê-lo sair da rotina e entender que no fundo todo mundo tem um Q de esquisito. 
________________________________________

Você parece um velho: sempre tomo café da manhã antes de tomar banho, não sente na minha cadeira, eu sempre sento aí... Não se meta comigo, Don Tillman. - Ela pronunciou aquelas últimas palavras bem devagar. Decidi que era melhor não me meter com ela.
________________________________________

Eu amei o personagem, Don é simplesmente incrível! É uma luta tão grande do início ao fim, ele simplesmente sabe que não se encaixa corretamente mas tenta mudar isso de uma forma gradativa e o autor abordou isso de uma forma extremamente sensível e engraçada. Em diversos momentos me peguei chorando com passagens simples do livro. O autor soube exatamente como misturar humor e drama de uma forma agradável. Rosie também é um personagem adorável, vê-la conhecer Don aos poucos e entender a vida dele foi muito interessante.
________________________________________

Fora o fato de você não ter a menor noção de comportamento social, de sua vida ser regrada por um quadro branco e de você ser incapaz de sentir amor... você é perfeito.
________________________________________

Não esperem um romance típico ou um drama de chorar oceanos, o livro é de uma sutileza de sentimentos que nos faz pensar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário