quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

TítuloEstilhaça-me
Série
Shatter Me - Livro 1
AutoraTahereh Mafi
EditoraNovo Conceito 
Páginas304
Classificação

Playlist: Aqualung & Lucy Schwartz - Cold
 

O livro é uma distopia que começa narrando a vida de Juliette Ferrars, uma adolescente de 17 anos mantida em um hospital psiquiátrico. Juliette tem um segredo poderoso e por esse motivo sempre foi isolada da sociedade e, principalmente, rejeitada por sua família. A jovem acompanha o mundo através de uma pequena janela, sonhando em um dia alcançar sua liberdade quando descobre que terá um companheiro de quarto. Adam Kent, um jovem bonito e atraente que inexplicavelmente acaba no hospital psiquiátrico. O mais surpreendente é que Juliette jura conhecê-lo de outro lugar mesmo não querendo admitir para si mesmo.

Logo em seguida a história tem uma guinada e a vida de Juliette vira de cabeça pra baixo. Ela conhece Warner, o poderoso líder do setor 45. A Terra atualmente é governada pelo regime do Restabelecimento que dividiu o planeta em diferentes setores para controle da alimentação, doenças e dinheiro. Nesse novo mundo o clima é completamente sem sentido, a comida é escassa e a riqueza está concentrada nas mãos dos líderes. Warner é um deles. Um jovem poderoso totalmente interessado no poder de Juliette, tão interessado mas incapaz de prever que seus interesses por ela seriam não só militares mas totalmente pessoais. O problema é que Juliette precisa além de conhecer seus poderes lidar com Adam e Warner. Opostos perigosos.

Quero ser maior, melhor, mais forte.   
Quero estar furiosa-furiosa-furiosa.      
Quero ser o pássaro que voa para longe

Eu amei a história, de verdade. Confesso que não gostei muito de Juliette, achei que era a típica mocinha totalmente indefesa que não sabe das dois passos sem cair no chão. Pensei nisso até metade do livro, depois gostei cada vez mais dela. Confesso que não gostei de Adam, achei o personagem extremamente sem sal. Agora Warner é outra história, eu simplesmente amei! O cara é complexo, é meio doido, é totalmente indecifrável e uma interrogação deliciosa. Com certeza foi o personagem que mais me agradou.

 Então você tem dez anos?      
Ele cruza os braços. Fecha a cara.      
— Terei doze daqui dois anos.      
Acho que já amo este garoto
Gostei da escrita de Tahereh Mafi mas o que me incomodou bastante foi a "poesia" no meio da história, quero dizer que ela coloca algumas coisas de forma bastante exagerada. Algo como "Fulano entrou no quarto e as luzes da cidade brilharam em busca da paz celestial e fulano me abraçou". Sério! Isso me incomoda muito, essa quê dramático e teatral me incomoda bastante em uma leitura. Só por isso dei nota 3, ignorando esse tipo de coisa o livro é uma delícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário