sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A Garota Que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes



Informações Técnicas
Título:
A Garota Que Você Deixou Para Trás
Série:
-
Autora:
Jojo Moyes
Editora:
Intrínseca
Páginas:
384
Playlist
Classificação
 ♥♥♥♥ 


O livro começa na cidade de St Péronne na França no ano de 1916, Primeira Guerra Mundial. Sophie Lefèvre voltou para a cidade ocupada pelos alemães após seu marido, Édouard Lefèvre, ter ido para a guerra. Sophie e sua família sofrem com o tratamento dos alemães. Sophie e sua família cuidavam do hotel Le Coq Rouge e o novo Kommandant responsável pela cidade logo fica interessado  pela postura decidida de Sophie. Édouard era pintor então na casa da família de Sophie existe um quadro com uma imagem dela e isso chama bastante atenção do Kommandant. Aos poucos ele e Sophie vão se aproximando mesmo ela precisando lidar com os comentários de que ela está traindo o marido com um alemão contudo quando Sophie recebe a notícia de que o marido está correndo risco de vida não pensa duas vezes antes de pedir a ajuda do Kommandant. Infelizmente suas decisões causam diversos problemas e aos poucos ela precisa lidar com o desdobramento das suas decisões e dos riscos para reencontrar Édouard.
Vá lá no deque olhar o céu por dez minutos e lembre-se de que, em última instância, nossa existência é sem sentido e inútil, e que nosso pequeno planeta provavelmente vai ser engolido por um buraco negro, de modo que isso tudo não vai servir para nada. 
A segunda parte do livro se passa em Londres em 2006. Liv Halston é uma viúva que ainda está lidando com a volta a vida depois da morte do seu marido, um famoso arquiteto.  Deprimida e sem opções Liv acaba em uma noite sozinha de bebedeira e por acaso conhece Paul McCafferty, um ex-policial que trabalha em uma empresa responsável por encontrar e devolver objetos furtados durante guerras. Depois de se conhecerem melhor e finalmente Liv aceitar abrir sua vida para um homem Paul descobre que ela é a dona de A garota que você deixou para trás, um quadro do famoso Édouard Lefèvre avaliado em muito dinheiro. Sem ter opções Paul precisa começar um processo para devolver o quadro a família Lefèvre. O destaque vai para Mo, uma amiga de Liv que surge do nada e tem sempre ótimas tiradas para ajudar a amiga.
A considerei a mulher mais independente que eu já tinha encontrado. Dava a impressão de que o mundo podia explodir à sua volta e você continuaria ali, de queixo empinado, olhando imperiosamente para os estilhaços sob o manto daquele magnífico cabelo.
Depois dessa contextualização as 2 histórias vão se mesclando e aos poucos a autora vai desenhando o destino de Sophie e Liv. Uma lutando pela sobrevivência e a outra encontrando motivos para seguir em frente. O desfecho da história é incrível e a forma como JoJo Moyes vai trazendo o desdobramento é fenomenal. É o terceiro livro que leio dela e estou oficialmente apaixonada. Super recomendo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário