segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Fúria dos Reis - George R. R. Martin

Título: A Fúria dos Reis
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 2
Autora: George R. R. Martin
EditoraLeYa
Páginas653
Classificação: 5!

 O segundo livro da série dá continuidade ao espetacular final do primeiro livro. O autor mantém intercalando cada capítulo na visão dos personagens Tyrion, Daenerys, Sansa, Catelyn, Bran, Jon Snow e Arya. Como novidade temos a visão de Theon Greyjoy, jovem cativo da família Stark criado junto com os herdeiros, e Sor Davos Seaworth, um contrabandista que passou a prestar serviço para Stannis Baratheon. O título do livro diz muito pois vemos a disputa aberta e sangrenta ao trono entre 5 pessoas! Brotam Reis auto-proclamados e a guerra segue destruindo tudo por onde passa. Nessa disputa, conhecida como Guerra dos Cinco Reis, temos o seguinte cenário:

a) Stannis Baratheon | irmão mais velho do Rei Robert que não é muito querido pelos súditos e precisa apelar para a magia de Melisandre de Asshai, conhecida como a Sacerdotisa Vermelha, para conquistar seu espaço na batalha.
b) Renly Baratheon | irmão mais novo do Rei Robert que pelo seu carisma consegue reunir uma multidão disposta a segui-lo mesmo não sendo o herdeiro por direito.
c) Robb Stark | herdeiro de Winterfell e disposto a reunir a força do Norte para vingar a morte de seu pai, Ned Stark.
d) Balon Greyjoy | pai de Theon e Asha, um homem de ferro com costumes antigos e disposto a aproveitar a guerra para emancipar suas terras da soberania do Trono de Ferro.
e)  Joffrey Baratheon | um adolescente bem insuportável que brinca que está governando mas que na verdade é um fantoche de Cersei e Tyrion.
Poderia dar-lhe filhos, sei que poderia… e juro que nunca o envergonharia. 
Meu amor por você já me envergonha o suficiente.    
– Um sonho lindo, Shae. Mas, agora, coloque-o de lado, estou pedindo. Nunca poderá acontecer.
Como podemos ver era só espirrar que brotava um novo rei! Em paralelo a isso acompanhamos o sofrimento e a luta das mulheres Stark: Catelyn, Sansa e Arya. Cada uma sofrendo seu presente e sentindo falta do passado glorioso. Confesso que os capítulos sobre essas personagens são um pouco cansativos para mim. Mas creio que isso tenha relação a minha paixão por Tyrion. O anão conseguiu roubar novamente a cena com a sua inteligência, sensibilidade e uma dose de vulnerabilidade que dá vontade de pegar no colo. Também temos Daenerys Targaryen correndo por fora nessa disputa pelo trono tendo como apoio seus súditos e 3 pequenos dragões, creio que nesse livro a personagem tenha tido pouco destaque mas ainda assim é importante no contexto geral.
O amor é veneno. Um doce veneno, sim, mas mata do mesmo jeito.
Levei um mês cravado para terminar esse livro e quando virei a última página me senti sendo esmagada pela curiosidade de seguir em frente para o próximo livro que tem, nada menos que, 884 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário