domingo, 23 de junho de 2013

Quem é você, Alasca? - John Green

Título: Quem é você, Alasca? 
Autora: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 
229
Classificação5!

O livro começa com uma contagem regressiva narrando a entediante vida de Miles Halter, um jovem viciado em últimas frases de personalidades e sem amigos no colégio que resolve buscas novos desafios (e emoções) em um colégio interno. Assim que chega no novo colégio ele conhece Chip, um baixinho com uma postura confiante como se fosse o dono de lugar, o jovem exige ser chamado de Coronel e resolve apelidar Miles de Gordo, mesmo ele sendo um magricela. Coronel apresenta Alasca ao Gordo, a menina mais linda que Gordo já vira na vida. Então a amizade entre eles vai crescendo pouco a pouco com base em todos os planos do Coronel para aprontar com os alunos ricos do colégio. Gordo passa a ser não só amigo dos dois, mas completamente apaixonado por Alasca, mesmo sabendo que ela tem namorado e vive em um mundo paralelo repleto de variações de humor.

- Sabe quem você ama,Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mal-humorada, maluca.

  E ela tinha razão.

Amei Alasca, a personagem é densa, é confusa e ainda assim apaixonante. Gordo tenta entendê-la mas a jovem é uma imensa interrogação e isso é tão real! Também amei o Coronel, a história dele, as justificativas e os planos perfeitos. O tipo de melhor amigo que todo mundo adoraria ter. Sobre o Gordo achei que ele era apenas um figurante, mesmo o livro sendo narrado por ele, suas ações eram reflexos de atitudes dos outros personagens.

Eu conseguia escutar seu sorriso durante a leitura, e o som daquele sorriso me fez pensar que eu poderia gostar mais dos romances se Alasca Young os lesse para mim.

Me acabei de chorar em diversas partes. É aquele tipo de livro que você espera um acontecimento e o autor joga tudo para o alto e vem com uma situação bizarra que te deixa de queixo caído. Todos os personagens são apaixonantes e como sempre John Green consegue superar todas as minhas expectativas. Leitura muito mais que recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário