segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

 
Páginas: 462
Editora: Galera Record
Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare.

A narrativa conta com a vidinha pacata de Clary sendo virada do avesso quando a jovem começa a enxergar seres invisíveis a outros mortais, entre eles Jace, um misterioso garoto. O enredo é meio arrastado nas primeiras páginas, mas a ação é garantida e envolve ataques demoníacos e sequestro. Clary é uma personagem bem diferente, não sendo a mocinha abobalhada que precisa ser salva de 5 em 5 minutos. Mas o destaque é Simon, seu melhor amigo-gente-boa que é apaixonado pela jovem, embora ela não veja isso. O livro traz também os amigos de Jace: Isabelle e Alec. Além de dezenas de outros personagens secundários e cativantes.

As explicações vão surgindo ao longo do livro, mas de forma resumida Jace é um Caçador de Sombras, ou seja, expulsa demônios do mundo dos humanos e precisa lidar com os seres do submundo como vampiros, lobos e fadas. Clary aparentemente não se encaixa no contexto surreal mas ao longo do livro tudo é traçado e explicado. Chegando a um final arrasador.

Jace é uma figura a parte, sempre com tiradas irônicas e sarcásticas e isso me deixou absurdamente feliz ao ler o livro. Desde a leitura de Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado não consigo achar graça no mocinho bonitinho que corresponde o amor logo de cara. Jace é justamente o oposto.

A leitura é deliciosa e as quase 500 páginas passam voando. Quando você vê já está tomando partido sobre a Guerra e babando por Jace.

O segundo e o terceiro livro da série, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro já estão na minha lista de compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário